Embora a informação relativa ao Pipe seja sempre de confronto com serviços de email, muito usados para enviar anexos, a concorrência com serviços como o WeTransfer ou mesmo o YouSendIt é clara.

[caption]Pipe[/caption]

Mas é precisamente nesta comparação que o serviço perde pontos, com menor generosidade na dimensão dos ficheiros que podem ser passados pelo "cano", limitada a 1 GB quando a norma já passa pelos 2 GB, e obrigando os dois amigos a "usar" a app, o que dá cabo do relativo anonimato de outros serviços...

Disponível desde quarta-feira na área de aplicações para Facebook, o Pipe já parte com a vantagem de poder conquistar rapidamente o interesse dos mais de mil milhões de utilizadores da rede social. Ou não.

A aplicação é fácil de usar: depois de dar a habitual autorização ao Facebook para que a app possa aceder à informação de perfil e lista de amigos, assim como ao seu estado de chat, pode começar a partilhar ficheiros com uma dimensão até 1 GB. Mas é preciso que os amigos a quem quer enviar ficheiros também usem a aplicação, aceitando o "convite" enviado.

Depois de estabilizado este processo, os destinatários não precisam e estar online que recebem o ficheiro quando ligarem a conta, tal como aliás acontece com outros serviços semelhantes.

Para já a aplicação está disponível apenas em versão Desktop mas o Facebook já está a preparar uma edição Mobile.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico