Joel Rodrigues e Poan Shen são dois estudantes da Universidade da Madeira e são os membros que constituem a GreenSpark, equipa que está a participar nos Ericsson Application Awards. O conjunto que representa uma instituição nacional está nas semi-finais e vai ter que enfrentar agora a escolha de 900 utilizadores mundiais.

A GreenSpark criou uma aplicação para dispositivos Android que ajuda a gerir sistemas de painéis solares de forma mais simplificada e que permite uma poupança energética. A aplicação também possibilita a monitorização dos painéis solares de um determinado edifício e tem a vantagem de permitir uma gestão on the move e mais dedicada das plataformas de energia.

Poan Shen frequenta o mestrado em Tecnologias do Entretenimento e Joel Rodrigues está a fazer uma pós-graduação em Aspetos Humanos da Tecnologia. Os dois estudantes decidiram criar um projeto que correspondesse ao tema deste ano dos Ericsson Application Awards que é "aplicações para a vida urbana".

"As cidades estão maiores e a apresentar cada vez mais necessidades no que se refere à energia, para corresponder a um estilo de vida acelerado e dinâmico. É importante que existam aplicações que aumentem a nossa consciência relativamente aos desperdícios energéticos, para promover um futuro sustentável", refere em comunicado Joel Rodrigues.

Na opinião de Poan Shen o projeto pode até ter um impacto maior caso seja bem-sucedido: "acreditamos mesmo que esta app poderá vir a aumentar a utilização destes sistemas no mercado doméstico", confidenciou.

Existem mais seis equipas na categoria estudante nas semi-finais, apenas uma das quais também é europeia - as Girlpower da Polónia. No concurso das PMEs existem cinco equipas ainda em competição sendo que um projeto também é falante da língua portuguesa - o Neemo do Brasil.

Os dois estudantes da Universidade da Madeira vão agora ser expostos à análise de 900 pessoas que representam algumas das grandes metrópoles mundiais, como Nova Iorque, Sidney e Xangai.

Os resultados para a "finalíssima" vão ser conhecidos ainda durante o mês de maio onde apenas há lugar para duas equipas de cada categoria.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.