Na sua lista de atualizações de segurança, referente a setembro, o WhatsApp listou uma vulnerabilidade, que já foi corrigida, capaz de executar código remoto em equipamentos dos utilizadores. A nova versão da aplicação da rede social já corrigiu esse problema, mas isso significa que utilizadores com versões mais antigas da aplicação ainda estão vulneráveis.
Assim, deverá verificar se a sua app do WhatsApp tem a versão mais recente, nomeadamente acima da v2.22.16.12, tanto na versão iOS como Android. A empresa explica que versões anteriores são afetadas por um erro de código chamado “integer overflow”, resultando na execução de código remoto através de uma videochamada estabelecida. A vulnerabilidade recebeu o código CVE-2022-36934.
Através da execução de código remoto, os hackers podem explorar a vulnerabilidade dos smartphones afetados, instalando malware, spyware, assim como outras aplicações maliciosas. O smartphone poderá assim estar comprometido e aberto a ataques perigosos.
Segundo o The Verge, esta vulnerabilidade foi listada na base de dados nacional de cibersegurança, tendo recebido uma pontuação de 9,8 em 10, ou seja, é considerada a mais elevada quantificação de perigo, neste caso crítico.
Há uma outra vulnerabilidade listada (CVE-2022-27492), desta vez quando o utilizador executava um vídeo que escondia código malicioso. Neste caso, a vulnerabilidade é considerada elevada, com uma pontuação de 7,8 em 10.
Provavelmente deverá ter a aplicação atualizada, caso mantenha o sistema de updates automáticos. No entanto, deve confirmar se tem uma versão mais recente da aplicação. Para verificar, entre nas definições da app, tocando nos três pontinhos no canto superior direito, escolha a opção “Ajuda” em baixo e toque na última que diz “Informações da aplicação”. A informação da versão encontra-se nesse mesmo quadro.
De recordar que o WhatsApp também lançou novas funcionalidades para a sua aplicação esta segunda-feira. Entre as novidades pode criar links de acesso direto a uma sala de conversa ou para uma chamada direta. Foi também aumentado o número de utilizadores que podem participar na mesma videochamada para 32.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Entre o moderno e tradicional, as várias faces de Shenzen, o Silicon Valley da China -
App do dia
Identificação de plantas conta com a ajuda da PlantNet -
Site do dia
Sidenote é uma extensão para o Chrome que permite comentar ou falar ao vivo em qualquer página web -
How to TEK
Capte fotografias com maior qualidade com estas 8 dicas simples
Comentários