Nos últimos dias deixamos-lhe propostas que podem ser boas companheiras em momentos de descontração. Se anda a pensar numa letra para criar e dedicar uma música à cara de metade no próximo dia dos namorados, porque não usar o Music Memos da Apple?

Se está mortinho para que chegue aquele fim de semana em Londres que anda a planear há meses, porque não começar já a experimentar a Know Me e garantir que nada falha quando chegar o momento para conseguir o melhor registo de recordações? É uma aplicação para criar vídeos no smartphone, que promete fazer brilhar qualquer amador pouco criativo.

A estas duas propostas juntaram-se outras, que também podem ser interessantes para dar resposta a desafios “daqueles mesmo desafiantes”. Por exemplo, se ainda anda a braços com as calorias a mais ingeridas nas festas, ou se continua com dificuldades em dar aquele uso que se espera ao despertador (tipo, acordar).

Navegue nas próximas páginas e encontre estas e outras propostas. 

Quer “queimar” hambúrgueres, batatas fritas e cerveja? Saiba quantos passos tem de dar

A Movesum é uma aplicação de contar passos e calorias, mas em vez de lhe apresentar a distância percorrida, dá-lhe o correspondente em “géneros”.

Utilizando a Movesum ficamos a saber, por exemplo, que duas cervejas têm 640 kcal, assim como um hambúrguer, duas embalagens de batatas fritas e cinco bananas. Em cada um dos casos vai ser necessário dar 12.800 passos para queimar tanta caloria.

O objetivo desta aplicação de monitorização é que os utilizadores tomem mais facilmente consciência da quantidade de calorias que ingerem e do exercício físico que têm de fazer para compensar essa ingestão, contribuindo para promover hábitos mais saudáveis.

Como parte desse plano, a Movesum permite que os utilizadores definam metas diárias relativamente ao consumo de alimentos, assim como planos de exercício para durante uma semana.

A aplicação está disponível para dispositivos iOS, e a partir da versão 8.2 em diante, e para dispositivos Android.

Veja a próxima aplicação

Termine o dia a acelerar com o Traffic Rider

Está à procura de um novo jogo para o smartphone que permita treinar a destreza e aumentar um pouco os níveis de adrenalina? Então escolha a sua moto, agarre bem o telemóvel e acelere o máximo que puder.

Boa jogabilidade, conceito simples e gráficos apelativos. É assim que pode definir o Traffic Rider, um jogo gratuito que está disponível tanto para Android como para iOS.

O objetivo do jogo é claro: mostrar a sua perícia enquanto condutor de uma moto em estradas cheias de trânsito. Sempre que acelerar acima dos 100 Km/H será recomenpensado com pontuações mais altas, mas também estará a aumentar a probabilidade de estampar-se.

Existem vários cenários para serem explorados e várias motos para serem experimentadas.

Parte à descoberta e veja como é possível com a ajuda de um jogo para smartphone aumentar um pouco os níveis de adrenalina.

Veja a próxima aplicação

Apple lança Music Memos para que nenhum dó ré mi lhe escape

As aplicações tipo memo servem para registar ideias on the go, e é esse o objetivo do mais recente lançamento da marca da maçã, mas neste caso exclusivamente dedicado à música, tal como o nome indica.

Toda a gente sabe que o processo criativo não é fácil, que “vem e vai” com muita facilidade e que, por isso, convém ter sempre à mão recursos que ajudem a perpetuar as ideias que de repente nos rasgam o pensamento. Desta forma é possível recordá-las e trabalhá-las quando for mais oportuno.

Quando se trata de escrever ou desenhar há variados recursos, mesmo tendo apenas em conta os recursos “digitais. Já quem escreve música estará mais limitado e é para esses em exclusivo que a Apple penou a nova Music Memos ou, em português, Ideias Musicais.

A aplicação gratuita permite que os seus utilizadores registem e organizem as suas ideias musicais, havendo guitarras acústicas, pianos, voz e outros instrumentos à disposição.

A Music Memos deteta automaticamente o andamento, o ritmo e os acordes e permite que o utilizador “ouça” a ideia acompanhada por uma secção rítmica virtual de percussão e baixo, explica-se na descrição da app.

Além da gravação, a organização da biblioteca de criações também é facilitada com recurso ao um sistema de atribuição de etiquetas e de classificação por estrelas, para identificação das criações preferidas.

Destaque igualmente para a possibilidade de partilha com terceiros e para a integração com o Garage Band para iOS.

Veja a próxima aplicação

Nem o despertador o consegue acordar? Experimente esta app

A proposta é da Microsoft e ajusta-se a quem tem um despertar mesmo muito difícil. Chama-se Mimicker Alarm e obriga a por os neurónios a funcionar para desligar o alarme.

O projeto foi preparado no Microsoft Garage e as APIs de aprendizagem do Projeto Oxford, tirando partido da tecnologia que já deu lugar ao algoritmo que permitia identificar a idade de alguém por reconhecimento de vídeo com a câmara do smartphone ou tablet.

A ideia é que em vez de simplesmente desligar o alarme vezes sem conta com as repetições de 5 em 5 minutos os dorminhocos sejam despertados por um jogo que obrigue a pensar para desligar o alarme. Para isso a app recorre à tecnologia de reconhecimento facial, mas só superando os desafios dos jogos pode passar à fase seguinte.

No total a app apresenta três jogos: “Express Yourself” onde a tarefa é fazer uma selfie que represente uma determinada emoção exigida pelo jogo; “Color Capture” obriga a fotografar um objeto com uma determinada cor; e “Tongue twister” onde tem de repetir uma frase de forma correcta. O código está disponível no GitHub para quem quiser espreitar.

O Mimicker Alarm pode ser descarregado gratuitamente a partir da loja Google Play e amanhã de manhã já poderá experimentar a sua eficiência.

O vídeo abaixo mostra algumas das funcionalidades.

Veja a próxima aplicação

Conte em vídeo o que fez nas últimas horas… ou no verão passado  

Que tal ter uma aplicação que lhe permita fazer uma espécie de mini documentário juntando recursos de vários géneros, guardados no telefone ou disponíveis online, com locução própria e em “três tempos”? A proposta da KnowMe é por aí.

De momento apenas disponível para iOS, a nova app quer ser uma ferramenta para a edição simples e rápida de pequenos vídeos, conjugando várias alternativas.

A KnowMe pretende, contudo, ir um pouco mais além dos micro vídeos criados a partir de outras apps ao género Boomerang ou da simples colagem inanimada de fotos, mas sempre assente numa forte componente social.

A proposta de Andrew Jarecki, conhecido pela criação do documentário Jinx, vencedor de um Emmy, é no sentido de oferecer uma app que permita contar histórias, numa espécie de mini documentário, misturando imagens, vídeos, música e com a possibilidade de usarmos a nossa própria voz para fazer locução.

Os vídeos resultantes podem ser tornados públicos e passam a ser mostrados na timeline da própria aplicação, guardar-se apenas localmente ou serem partilhados por mensagem ou nas redes sociais onde os utilizadores tenham contas criadas. 

Veja a próxima aplicação

Apanhe os melhores podcasts com o DoggCatcher e ouça tudo no smartphone

Ainda não há uma aplicação nativa para Android para ouvir podcasts, o que é uma pena. Mas não faltam aplicações na Google Play, e o DoggCatcher é uma das melhores.

A app permite gerir os podcasts e os feeds de notícias num mesmo espaço, e tem a vantagem da personalização do ambiente, das paylists e da adaptação às mútiplas formas dos equipamentos Android.

A possibilidade de ouvir os podcasts sem ligação à Internet e de fazer downloads automáticos no horário definido e limpar os ficheiros de media são funcionalidades bem vindas, assim como a possibilidade de ligar a dispositivos externos, como o ChromeCast e rádios com Android Auto.

Mas não se iluda: para ter estas ferramentas tem de pagar. O DoggCatcher Podcast Player custa 3,39 euros e o download é feito a partir da loja Google Play.

Por hoje é tudo, mas já sabe que amanhã há mais.