Jogar, comunicar em redes sociais e até pagar impostos é muito mais fácil e interessante quando conseguimos ter nos smartphones ou tabets uma aplicação dedicada que simplifica a tarefa, ou a torna mais divertida, consoante os casos.

Esta semana a equipa do SAPO TEK dedicou-se mais uma vez a procurar as melhores apps para o seu dispositivo iOS ou Android e traz-lhe uma seleção bem catita para experimentar sem medo!

Siga pelas referências abaixo e veja quais as apps que mais jeito lhe dão no seu smartphone ou tablet.

Vero: a rede social “de verdade” e sem anúncios que está a causar burburinho

Há quem diga que vai relegar o Facebook, de vez, para segundo plano e que pode fazer frente ao Instagram. Nós achamos que se pode dizer que é a rede social do momento.
Já cá anda há algum tempo, mas só agora caiu na "boca do povo", como se costuma dizer. Tanto que os servidores estão a ter dificuldade em dar conta do recado. E o aviso faz-se logo na homepage do site que apresenta a app Vero.

A aplicação tem ganho folego nos últimos dias, com a partilha por cada vez mais utilizadores dos novos perfis. Um dos “slogans” que mais parece ter sucesso é a promessa de ser livre de publicidade e dos inteligentes algoritmos adotados pelas redes sociais do momento, que muito começam a aborrecer de tanto acharem que sabem o que mais gostamos de ver.

A Vero assume o nome que tem (em italiano) e pretende ser uma rede social “de verdade”. O objetivo é oferecer um serviço que traga de volta a essência original das redes sociais: numa base cronológica, sem "bitaites" dos tais algoritmos, e sem anúncios e conteúdos patrocinados.

A utilização é idêntica a outras apps sociais: terá de criar um perfil, em que é necessário fornecer nome e endereço de email e escolher uma password. O momento seguinte implica a cedência do número de telefone, como acontece no WhatsApp, por exemplo, e a possibilidade de encontrar amigos que também tenham feito o download da aplicação, dando autorização de acesso aos contactos - o que não é obrigatório. Pode sempre optar pela pesquisa dentro da Vero.

Além dos amigos, pode sempre explorar o restante universo de contas da app e ver as que lhe suscitam interesse. Quanto à sua conta, tem a possibilidade de criar posts com links, fotos, músicas ou locais, entre outras vertentes.

A Vero está disponível para dispositivos Android e iOS.

Palavra Guru: O jogo que vai fazê-lo ver “letras”

Este jogo testa o rápido raciocínio na construção de palavras. Parece fácil juntar as letras, mas formar palavras é um grande desafio.
Palavra Guru é um jogo simples de conceito, mas altamente desafiante. Cada nível apresenta um conjunto de letras e diferentes espaços vazios que deve preencher para formar palavras válidas. É necessário unir, sem largar o dedo no ecrã tátil, as respetivas letras para validar a palavra.

Para superar o nível tem de encontrar todas as palavras escondidas, mas o jogo incentiva a formar outras que, mesmo não sendo as que necessita, premeia o jogador com preciosos pontos. Esses são acumulados numa barra especial para abrir uma caixa de prémios, desbloqueando moedas especiais que servem para comprar pistas quando estiver encurralado. E acredite, vai ficar encravado, muitas vezes, com as palavras mais óbvias!

Palavra Guru é visualmente muito apelativo pelo seu grafismo que lembra um jogo de tabuleiro em madeira. Apesar de ser uma experiência solitária irá pedir ajuda a amigos e familiares que estejam por perto, porque tal como diz o ditado popular: “duas cabeças pensam melhor que uma”! E funciona mesmo.

Pode fazer o download do Palavra Guru na versão Android.

Appaixonados: Na nova websérie da RTP o papel de cupido é seu

No novo projeto desenvolvido no âmbito do RTP Lab é o espetador que define o que vai acontecer em cada episódio, através de uma aplicação que funciona como o Tinder.
A mini-série estreou na passada terça-feira, 27 no RTP Play, no YouTube e na app própria, disponível para iOS e Android.

Os espetadores vão seguir a história de Ana Amorim que, depois de ficar solteira no dia dos namorados, instala uma app chamada Appaixonados.

Transformando a audiência em cupido e pretendendo explorar o mundo dos encontros românticos na era digital, é o público que todas as semanas e votando através da aplicação, escolhe com que outros utilizadores da app é que a protagonista vai sair. A escolha é feita como no Tinder: swipe para a direita para dizer sim, swipe para a esquerda para dizer não.

Ao longo de 12 episódios, de cinco minutos cada, Ana vai ter 12 encontros e as opções são muitas. Desde a rapariga gótica escolhida pelos fãs como a primeira pretendente a conhecer Ana, até um escritor tímido, uma jovem youtuber ou um cirurgião que foi inscrito na aplicação pela mãe, são várias as personagens que vão passar pelos mãos dos utilizadores.

Os encontros depois poderão ser vistos às terças-feiras na app, RTP Play e Youtube.

A websérie Appaixonados é a mais recente narrativa produzida no contexto do RTP Lab, um espaço criativo que pretende nutrir o desenvolvimento de conteúdos de ficção exclusivamente digitais e com distribuição em várias plataformas.

Nova app das Finanças quer evitar esquecimentos e facilitar pagamento de impostos

Chama-se Situação Fiscal e já está disponível para dispositivos Android e iOS, acedendo respetivamente à Play Store ou à Apple Store. IUC e IMI são impostos que podem ser consultados e pagos com a ajuda da aplicação.
Apresentada oficialmente esta sexta-feira, a nova app da Autoridade Tributária e Aduaneira destina-se a “pagamentos cujo prazo se encontra a decorrer em cobrança voluntária e pagamentos em atraso”. Também permite a consulta da situação de reembolsos.

O acesso faz-se mediante o preenchimento do número de identificação fiscal e da senha associada, tal como acontece no Portal das Finanças. Entrando na aplicação, esta divide-se em quatro áreas: Pagamentos, Reembolsos, Dados de Identificação e Portal das Finanças.

Na área dos pagamentos, há um separador reservado aos pagamentos que ainda estão dentro dos prazos, para pagamento voluntário, e outro para os pagamentos em falta. As opções de pagamento disponíveis dividem-se em referências multibanco, MBWAY (que também exige o download da aplicação) e QRCode, para utilização nos locais de pagamento presenciais que disponibilizem o respetivo leitor.

Entre reembolsos e pagamentos, a aplicação também emite notificações, alertando os contribuintes sobre valores a receber ou a liquidar, com prazos associados.

A app Situação Fiscal - Pagamentos já pode ser descarregada a partir da Play Store e da Apple Store, respetivamente, para dispositivos Android e iOS.

BAIKOH: jogue o Tetris das palavras no seu smartphone

Neste quebra-cabeças o jogador tem que formar palavras para conseguir destruir os mosaicos do tabuleiro de letras antes que estes encham o ecrã. Ou antes de ser esmagado.
A aplicação BAIKOH é um jogo de palavras que testa o seu vocabulário e a sua rapidez, penalizando-o por cada erro que cometa.

Visualmente, o jogo apresenta uma estética minimalista, com os diferentes tipos de mosaicos a terem cores agradáveis e distintas. E, enquanto tenta formar palavras, vai ouvindo uma banda sonora de fundo acompanhada de alguns efeitos sonoros.

Com o Baikoh tem dois modos de jogo: solo e zen. Como o próprio nome indica, a versão zen é uma variante mais tranquila e menos competitiva do jogo onde não existem medalhas, armadilhas e baikoins.O modo solo é o clássico. À medida que vai conseguindo subir de nível, vai ganhar emblemas, que depois vão ajudar no progresso de jogo, seja explodindo letras ou incendiando os mosaicos desnecessários.

Embora as palavras mais curtas possam ser mais rápidas de escrever, é com as longas que vai conseguir mais pontos. O jogo torna-se rapidamente mais desafiante e, para completar a experiência, é possível jogar online contra amigos, em tempo real.

A app está disponível para os utilizadores de iOS e Android.

The Adventure Ally pode ser o seu companheiro de viagem

Se planeia viajar pelo mundo, o Adventure Ally é uma aplicação indispensável que funciona como conversor de moeda e informações essenciais sobre o país de destino.
A aplicação para os smartphones The Adventure Ally pode ser um guia muito útil para quem viaja, seja a lazer ou em negócios. Pode aceder a um conversor de moeda de 180 países, prático para quando se viaja para fora da zona Euro, mas dá também informações sobre a percentagem de gorjetas aplicadas e os respetivos números de emergência de cada local.

Os utilizadores podem levar mais além a dependência desta aplicação ao utilizar o arquivo de documentos, adicionando fotos do Cartão de Cidadão ou passaporte, bilhetes de avião ou seguros, ou outro documento importante, caso necessite de uma consulta rápida.

Ou porque não assinalar no mapa mundial os países e continentes por onde passou e partilhar com amigos nas redes sociais? O site oficial, acedido através de browser no PC, permite levar a experiência mais além com a possibilidade de comprar aventuras a outros utilizadores para passeios turísticos nos locais que está a visitar. Da mesma forma que pode criar a sua própria aventura, estabelecer um preço e objetivos da ação, assim como o respetivo calendário, através das ferramentas oferecidas pelo site.

Pode aceder a App nas versões Android e iOS.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.