Com o início da época balnear em Portugal, foram desenvolvidas várias soluções tecnológicas que permitem aos banhistas estarem mais bem informados acerca das novas regras implementadas para reduzir o risco de contágio com a COVID-19. A SandSpace, a aplicação criada por um grupo de estudantes do 12º ano da Escola Secundária Serafim Leite em São João da Madeira, Aveiro, vai representar Portugal na final da competição mundial Apps for Good.

A aplicação desenvolvida em apenas quatro dias no âmbito do programa Apps for Good em Portugal já está disponível na Play Store e indica aos utilizadores os níveis de ocupação de 658 praias nacionais, contando ainda com uma parceira com a Agência Portuguesa do Ambiente.

A época balnear começa amanhã: Que aplicações pode usar para ir à praia em segurança?
A época balnear começa amanhã: Que aplicações pode usar para ir à praia em segurança?
Ver artigo

O mapa da SandSpace abrange toda a costa continental e a dos arquipélagos dos Açores e Madeira. As funcionalidades da app dependem do contributo dos utilizadores, que darão feedback acerca da ocupação humana. Os dados serão depois convertidos pela solução tecnológica num indicador gráfico informativo.

O “semáforo” dará informações acerca da média de ocupação das praias nos últimos 120 minutos, demonstrando ainda o número de utilizadores que contribuiu para a disponibilização dos dados.

A equipa criadora, composta por Bruno Dylan, Diogo Resende, Jorge Correia e Nuno Castro, é a única finalista portuguesa na Apps for Good, competindo na categoria Founders & Leaders. Na competição mundial foram selecionadas ao todo 15 equipas finalistas, distribuídas por mais 4 categorias: Digital Explorers, Future Technologies, Community Heroes e Global Innovators.

Os finalistas podem ainda habilitar-se a ganhar o prémio do Público, cujas votações já estão abertas. As equipas vencedoras serão anunciadas a 26 de junho na edição de 2020 do Apps for Good, que, devido à pandemia de COVID-19, passou para o mundo digital, abrindo as portas a propostas inovadoras de jovens empreendedores de todo o mundo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.