Trazer mais competição ao sector da tecnologia é uma das metas da administração Biden e, num novo relatório, o Departamento do Comércio dos Estados Unidos apela ao Congresso para que sejam tomadas medidas em relação às práticas de gigantes tecnológicas como a Apple e Google nas lojas de aplicações.

O relatório defende que o atual modelo das lojas de aplicações é prejudicial para os consumidores e developers, além de limitar a inovação, e que tanto a Apple como a Google estão a agir como “gatekeepers”.

Entre as questões que estão a impedir a criação de um ecossistema mais competitivo são apontados dois grandes problemas. Em primeiro lugar, as dificuldades dos consumidores em aceder a aplicações fora do modelo de loja digital controlado pela Apple e Google. Em segundo, as barreiras impostas pelas gigantes tecnológicas aos developers.

É certo que as atuais políticas das lojas de aplicações ofereçam alguns benefícios aos consumidores, incluindo o mais controlos de segurança. No entanto, o relatório defende que estes mesmos benefícios conseguiriam ser alcançados num ambiente mais competitivo.

Para melhorar a competição no ecossistema de aplicações, o Departamento do Comércio deixa um conjunto de recomendações. Os consumidores devem ter mais controlo sobre os equipamentos e aplicações, tendo a oportunidade de utilizar lojas digitais alternativas às da Apple e Google.

As empresas responsáveis pelas lojas digitais não devem favorecer as suas próprias apps. Além disso, as tecnológicas devem eliminar as restrições no que respeita a meios alternativos para descarregar e instalar aplicações.

Programadores europeus já podem integrar alternativas de pagamento nas apps para Android
Programadores europeus já podem integrar alternativas de pagamento nas apps para Android
Ver artigo

Outro dos pontos abordados relaciona-se com os limites impostos nas opções de compras in-app. É recomendado que as empresas deixem de exigir aos developers que usem apenas os seus sistemas de pagamento.

Recorde-se que, ainda no ano passado, a Google alargou a vários países a possibilidade de os programadores utilizarem formas alternativas de pagamento A utilização de um sistema alternativo dá um desconto de 4%, mas não elimina as taxas cobradas aos developers por cada transação.

A Apple, que tem sido visada em processos judiciais relacionados com esta temática, como o caso contra a Epic Games, posiciona-se contra as tentativas para regular a App Store e defende a restrição a nível dos sistemas de pagamento, que vê como uma garantia de segurança para os utilizadores.