Nos últimos dias a aplicação que capta a fotografia dos utilizadores e mostra como vai ser a sua aparência daqui a 50 anos voltou às notícias com o desafio #OldFaceChallenge. Rapidamente as redes sociais foram inundadas de fotografias de anónimos, influencers e celebridades que partilharam os resultados das imagens.

Os fãs de desportistas, músicos e atores também aplicaram a "magia do tempo" às fotografias dos seus ídolos, nem sempre com os melhores resultados.

A aplicação não é nova. Foi lançada em 2017 e mostrou a sua capacidade de alterar imagens, e de por qualquer um a rir, e agora é o filtro da idade que está a movimentar os fãs dos desafios partilhados nas redes sociais.

Não faltaram avisos sobre os riscos para a privacidade, mas isso não parece ter diminuído o interesse dos utilizadores, com mais de 1 milhão de downloads no Android e 500 mil classificações no iOS.

Os especialistas analisaram os termos de serviço onde os utilizadores tão permissões para usar as suas fotografias para quase tudo, até para uso comercial, oferecendo um controle quase ilimitado, o que não é anormal em grande parte das aplicações. Mesmo assim, a empresa que está por detrás do desenvolvimento garantiu ao TechCrunch  que tipicamente apaga as fotografias no prazo de 48 horas, e que não partilha dados com outras companhias.

Se ainda não experimentou pode fazer o download para iOS e Android, mas por sua conta e risco.