O Dating vai ser uma nova secção do Facebook. A rede social não tem planos para a lançar como aplicação independente e vai integrá-la com as restantes funcionalidades da plataforma. O Dating ainda não está disponível em fase final, mas os colaboradores da empresa de Mark Zuckerberg, tal como alguns utilizadores selecionados, já estão a testar o sistema.

Graças a Jane Manchun Wong, investigadora do TechCrunch que obteve uma série de screenshots diretamente do código da app móvel do Facebook, é possível termos uma visão antecipada daquilo que será esta funcionalidade de encontros. À primeira vista, o design parece estar em linha com as últimas opções estéticas da rede social, o que acaba por solidificar a ideia de integração entre o próprio Facebook e o Dating.

tek fb dating

No domínio "técnico", Wong explica que assim que o utilizador ativar o seu perfil no Dating, este só se torna visível para os utilizadores que também tiverem um. Os restantes contactos, sejam eles amigos ou não, não terão acesso a este perfil. Outro pormenor importante é que em momento algum este perfil será partilhado no seu Feed. Em adição, é também possível escolher se quer ficar visível para os seus amigos e para os amigos dos seus amigos.

Facebook em modo romântico com nova funcionalidade para encontros
Facebook em modo romântico com nova funcionalidade para encontros
Ver artigo

De acordo com os seus gostos, vai ser possível desbloquear grupos e eventos onde se vão concentrar pessoas com perfis adequados ao seu. Aí vai ser possível explorar e analisar cada perfil em detalhe. Sempre que dois contactos expressarem interesse um no outro, abre-se uma janela de chat via Messenger ou WhatsApp.

O TechCrunch adianta ainda que o Facebook está a ponderar limitar o número de pessoas sobre as quais um utilizador pode expressar interesse, de forma a impedir o spam. E bloquear um contacto na secção de Dating não significa que este vá ficar bloqueado no Facebook.

Por razões óbvias, o Dating vai funcionar apenas para utilizadores com mais de 18 anos. Neste momento não existem quaisquer planos que indiquem a adição de modalidades premium nesta funcionalidade, nem indicações de exibição de anúncios.