Farto da toxicidade das redes sociais? Bem, há uma nova app que promete protegê-lo dos conteúdos menos simpáticos com que se cruza nestas plataformas. Chama-se Bodyguard, foi desenvolvida por uma startup francesa, foi recentemente lançada em inglês - a versão francesa já conta com mais de 50 mil utilizadores - e os responsáveis dizem ser capaz de detetar discurso de ódio com uma precisão de entre 90% a 95%.

A app é bastante simples de operar. Uma vez descarregada, terá de a conectar às suas redes sociais e escolher um nível de moderação. Dentro deste capítulo, terá de escolher entre várias categorias - insultos, assédio moral, assédio sexual, racismo, homofobia e body shaming - e selecionar o nível de prioridade para cada uma delas.

Depois de todo este processo de configuração, não terá de voltar a abrir a aplicação. A app funcionará na mesma, analisando e ocultando, dos seus feeds, os conteúdos (comentários, respostas, perfis, etc.) que corresponderem aos critérios de censura que selecionou. Segundo o CEO Charles Cohen, neste fluxo de identificação de conteúdo tóxico, há uma taxa de falsos positivos que ronda os 2%.

A moderação de conteúdos é feita por sistemas de identificação de palavras-chave, que depois analisa o comentário à luz do seu contexto. Desta forma, o software consegue identificar se o comentário em questão é ofensivo para o utilizador, para uma terceira pessoa, para um grupo específico, etc.

A app suporta redes como o Twitter, o YouTube, o Instagram e a Twitch.