Esta semana há muitas propostas para experimentar no seu smartphone, seja ele um equipamento Android ou iOS. Os jogos são sempre bem-vindos para passar algum tempo livre e como pode ver há para todos os gostos. Há RPGs de combate contra poderosos bosses inimigos, temos propostas de plataformas e outros de puzzles. Relembre ainda as borlas da semana, jogos que estão temporariamente gratuitos antes de passarem a ser pagos.

Por outro lado, quem gosta de aplicações e procura novas propostas para redes sociais, continue a navegar pelo texto, pois o Angle pode ser uma alternativa ao Clubhouse. E para quem gosta de visitar museus, também vai encontrar uma proposta interessante.

Conheça já a seguir todas as propostas da semana.

Se gosta de um bom desafio vai adorar o Spikes Are the Enemy. E aproveite que “é de graça”

Estando familiarizado com os jogos da squiden pode ter uma ideia do que o espera nesta “aventura”. Não estando, é aproveitar para experimentar porque de momento o Spikes Are the Enemy está gratuito... na Play Store.

Tal como a tradução do nome indica, toca a evitar tocar nos “picos” neste jogo de arcada. De resto é correr, saltar e mergulhar para chegar ao final de cada um dos 80 níveis que o sueco Oliver Kjellen, autor de outros títulos como o Retro Pixel Classic, através da squiden, preparou.

À primeira vista – e de inicío – já sabe que é tudo um “mar de rosas”. Avançando no jogo a simplicidade transforma-se em maior dificuldade e mais necessidade de destreza com os comandos. Por falar nisso, tem hipótese de andar para a esquerda e direita, e ao mesmo tempo saltar (e “escalar” paredes) e descer.

Tem 10 vidas para navegar ao longo dos 80 níveis de plataforma disponíveis, com diferentes graus de dificuldade, e pode “distrair-se” ao longo do percurso, apanhando diamantes.

O Spikes Are the Enemy está disponível tanto em versão Android como iOS, é pago, mas de momento pode ser descarregado a custo zero a partir da Play Store. Na loja de aplicações da Apple o custo é de 1,09 euros.


Shadow Hunter: Lost World é um jogo de combate contra poderosos bosses

O jogo ainda está em acesso antecipado, mas já pode ser feito o download grátis e jogar. A equipa está a balancear os combates e o sistema de RPG.

Destinado a jogadores que se aborrecem de “esmagar” botões para desferir golpes nos inimigos, Shadow Hunter: Lost World é um misto de RPG e “hack and slash” baseado em fantasia medieval negra. Esta proposta, que ainda se encontra numa fase de acesso antecipado gratuito, desafia os jogadores a enfrentar poderosos bosses, num sistema de combate mais imersivo que o habitual.

Tal como um RPG, as ações têm cooldowns, ou seja, necessitam recarregar para voltarem a ser utilizadas. Por isso, é necessário utilizar no timing correto para maior eficiência, conseguindo assim ataques especiais e combos mais poderosos contra os bosses que vão enfrentar. O mundo apresentado está em ruínas, surgindo poderosos inimigos, cada um com padrões de ataque próprios que devem ser evitados e explorados.

Depois de enfrentar os bosses, é necessário recolher as suas almas para se tornar mais poderoso e avançar nas masmorras, sendo o objetivo chegar ao topo da torre negra. Pelo meio terá de encontrar equipamento melhor, havendo centenas de itens e armas para colecionar.

O jogo apresenta quatro modos de jogo, incluindo a aventura principal, o modo Boss e ainda arenas PVP para combater contra outros jogadores online. Cada personagem que escolher tem habilidades únicas e armas exclusivas.

Shadow Hunter: Lost World pode ser resgatado gratuitamente na Google Play para smartphones Android.


A Angle é uma alternativa à Clubhouse para Android e nem precisa de convite para entrar

Através da Angle pode ouvir, participar e iniciar conversas sobre os tópicos que lhe mais interessam, ou então, aproveitar para descobrir temáticas pelas quais nunca se tinha aventurado anteriormente.

Depois da partilha de fotos e vídeos, o áudio é a nova moda nas redes sociais e a Clubhouse é a mais recente sensação. Para já, a popular aplicação está apenas disponível para iOS, com as entradas a funcionarem por meio de convites. É verdade que a empresa está a trabalhar numa versão para Android, mas há uma nova app que se apresenta com uma alternativa para o sistema operativo da Google.

A Angle funciona de forma semelhante à Clubhouse, mas sem convites para entrar. Através dela pode ouvir, participar e iniciar conversas online sobre os tópicos que lhe mais interessam, ou então, aproveitar para descobrir temáticas pelas quais nunca se tinha aventurado anteriormente.

Depois de criar uma conta e um perfil próprio na aplicação, terá de indicar quais são os temas que despertam a sua curiosidade. Seja tecnologia, moda, empreendedorismo, viagens, entre muitos outros: a Angle promete ter espaço para múltiplos tipos de conversas.

Ao percorrer o feed da aplicação, verá todas as sessões que se enquadram dentro das suas preferências, havendo a possibilidade de marcar lembretes para que não se esqueça de quando começam. A Angle é gratuita e pode ser encontrada na Play Store.

Hotline é a nova aplicação do Facebook que mistura Clubhouse com Instagram Live
Hotline é a nova aplicação do Facebook que mistura Clubhouse com Instagram Live
Ver artigo

A popularidade da Clubhouse já chamou a atenção de redes sociais como o LinkedIn, o Facebook, o Instagram, o Twitter e o Telegram, que estão todas a adaptar-se à nova moda do áudio.

O Facebook, em particular, tem uma nova app que cuja versão beta já está a ser testada publicamente: a Hotline. A aplicação está mesmo a ser descrita como uma mistura entre a Clubhouse o Instagram Live, já que é possível aos criadores de conteúdo optarem por manter a câmara ligada ou apenas o áudio. O público poderá também intervir, fazendo questões aos anfitriões, através de voz ou texto.


É só dar uns toques e avançar neste jogo gratuito de atmosfera envolvente

O universo gráfico de Orbia convida a relaxar, mas só até certo ponto, ou não houvesse níveis para superar com toques no momento certo.

Projetado para ser simples de jogar, o Orbia não deixa (mesmo) de ser desafiante. O objetivo é concluir o máximo de níveis que conseguir nessa vívida atmosfera diferente.

A mecânica não podia ser mais fácil: o protagonista move-se “à ordem” de um toque no ecrã, independentemente do sítio. Meta: entrar nas bolhas no tempo exatamente certo para não tocar em qualquer um dos “guardiões” inimigos.

Pelo minimalista e colorido caminho, vai poder recolher escudos, aceleradores e somar cristais que depois podem ser trocados por itens que o poderão ajudar a ultrapassar os diferentes níveis.

O Orbia é gratuito, com publicidade e compras na aplicação, e está disponível tanto para dispositivos Android como iOS.


Aproveite o domingo para partir à descoberta de um novo museu

Os museus já estão abertos e, depois de tanto tempo em confinamento, são um excelente espaço de descoberta que pode ser explorado. Se procura decidir qual deve visitar pode começar a pesquisa com a app Google Arts & Culture.

Mais perto ou mais longe, com temas tão diversos como as experiências cientificas ou a história e a etnologia, os museus são sempre um espaço onde é possível viajar no tempo e na cultura, e por isso mesmo tornam-se um lugar privilegiado de visita. Especialmente em dias de chuva.

Em Lisboa os monumentos e museus são gratuitos durante o mês de abril, o que é um incentivo extra, mas há muito para descobrir na capital e fora dela. A app Google Arts & Culture pode ser um bom ponto de partida, com a possibilidade de pesquisar por temas de interesse e coleções em dezenas de museus portugueses, que pode agora ficar a conhecer melhor antes de uma visita presencial.

A app da Google abre portas a muitas outras experiências e visitas, mas também a momentos de entretenimento para toda a família, com visitas virtuais, explicações e detalhe sobre obras, coleções que pode explorar no smartphone, e informação rigorosa desenvolvida em parceria com os museus.

Deixamos a sugestão de que comece pelo tema Portugal: Arte e Património e que se inspire para as suas visitas culturais.

A app pode ser descarregada gratuitamente para Android na Google Play e iOS na App Store.


RPGs, puzzles e lutas entre donuts: Não perca 10 novas “borlas” temporárias de apps para Android e iOS

As aplicações que lhe propomos nesta semana contam, de modo geral, com um período gratuito mais alargado, para que possa disfrutá-las atempadamente. Mas o melhor é mesmo aproveitá-las antes que voltem a ser pagas.

O fim-de-semana está a chegar e, a pensar em quem ainda não alinhou os seus planos e está à procura de uma forma divertida de passar o tempo, o SAPO TEK preparou uma nova seleção de “borlas” temporárias de aplicações da Play Store e da App Store.

Esta semana trazemos-lhe vários jogos, incluindo RPGs, puzzles e títulos de ação de inspiração retro. Há também espaço para um filme de ficção científica interativo com uma história escrita por uma das argumentistas da equipa da popular série The Handmaid’s Tale. Do lado da loja digital da Apple há ainda uma aplicação concebida para os fãs de arte clássica que querem dar um toque especial às mensagens que mandam aos amigos e à família.

De modo geral, as aplicações que lhe propomos contam com um período gratuito mais alargado, de 6 a 7 dias. No entanto, algumas propostas estão gratuitas por um tempo mais curto, tal como acontece no caso da primeira “borla” da Play Store, onde faltam apenas três dias para voltar a ser paga. O melhor é mesmo aproveitá-las o quanto antes.

DESCUBRA 5 "BORLAS" TEMPORÁRIAS DA PLAY STORE

Cat Forest – Healing Camp – Preço original – 1,09 euros  

Começamos a seleção desta semana com um jogo dos criadores de Animal Camp - Healing Resort, um título que já esteve em destaque numa anterior compilação de “borlas” temporárias.

Neste jogo, que se apresenta com uma combinação entre Animal Crossing, Farmville e um simulador de gestão de hotéis, mas com muito mais gatos adoráveis à mistura, o jogador tem a possibilidade de criar e gerir o seu próprio acampamento numa floresta.

Aqui terá de recolher materiais para melhorar as instalações do seu acampamento, dedicar-se à agricultura e à pesca e assegurar que os seus clientes felinos se sentem satisfeitos. Como esta se trata da versão premium do jogo, tem direito a um bónus de 3.000 pinhas douradas para gastar como entender.

Buff Knight Advanced - Retro RPG Runner – Preço original – 1,89 euros

De um jogo mais relaxante, passamos para a ação de um RPG com personagens em pixel art a 2D e uma banda sonora de inspiração retro. No sucessor de Buff Knight, acompanhamos as aventuras de um herói, ou, então de uma feiticeira, à medida que elimina todos os inimigos pelo caminho.

Para derrotar as sucessivas ondas de monstros, a personagem principal pode recorrer à sua espada ou então a artes mágicas, desenvolvendo estratégias para se tornar ainda mais poderosa. Em Buff Knight Advanced há 12 fases diferentes para completar, cada uma com um Boss no final, e ainda 20 itens especiais que o ajudarão a cumprir a sua missão.

Mystic Guardian PV: Old School Action RPG – Preço original – 3,69 euros  

Mystic Guardian PV é um jogo que segue o estilo característico dos RPGs japoneses e que tenta evocar o espírito dos anos 90. Num mundo de fantasia com elementos Steampunk, o jogador tem a oportunidade de encarnar uma de duas personagens principais para combater inimigos e Bosses, descobrindo múltiplas histórias escondidas.

Existem ao todo sete classes diferentes às quais o jogador pode pertencer, cada uma com habilidades específicas. Além disso, há mais de 150 habilidades que podem ser postas em prática durante as batalhas e é até possível criar as suas próprias combinações. Em destaque está ainda um “Raid Mode” com batalhas infinitas, onde vence quem conseguir sobreviver durante o maior tempo possível.

[VIP]Retro Mini Game Arena Online – Preço original – 0,99 euros

Do estúdio que criou Coin Princess, outro jogo que já esteve em destaque numa seleção de “borlas” temporárias, chega Retro Mini Game Arena Online, que se afirma como uma espécie de spin-off do primeiro título passada no Reino das Moedas, que abriu a sua primeira competição de eSports.

Como participante, o jogador terá de desafiar os cavaleiros do Reino para várias partidas de jogos com um toque retro. Nesta versão VIP do jogo, há um bónus especial que inclui 50 joias e que remove grande parte dos anúncios.

[VIP] SweetFly: Offline Idle Merge Game – Preço original – 0,99 euros  

Preparado para combates entre doces? Neste jogo, terá de comandar um exército de doçarias, que incluem bolos, donuts e gelados, para derrotar outras ameaças igualmente doces. Para tornar tudo mais interessante e encontrar novas formas de eliminar mais eficientemente os inimigos, pode experimentar combinar os seus heróis entre si, aumentando os seus poderes e habilidades.


CONHEÇA AS "BORLAS" DA SEMANA NA APP STORE

The Complex – Preço original – 5,99 dólares

The Complex é um filme de ficção científica interativo onde acompanhamos a história de dois cientistas que estão presos num laboratório londrino depois de um ataque de bioterrorismo. Com as reservas de oxigénio a diminuírem rapidamente, todos os segundos contam e cada passo que der tem de ser cuidadosamente pensado, caso contrário, pode pôr em risco a sua sobrevivência.

A história do jogo foi escrita por Lynn Renee Maxcy, que fez parte da equipa de argumentistas da popular série The Handmaid’s Tale. O elenco conta também com Kate Dickie, que os fãs de séries poderão reconhecer como Lysa Arryn de Game of Thrones, e ainda Al Weaver e Michelle Mylett das séries britânicas Grantchester e Letterkenny.

Bubble Tower 2 - Preço original – 1,99 dólares

Fora de universos distópicos, propomos-lhe um jogo simples que vai certamente testar os seus reflexos. O objetivo é fazer com que um pequeno cubo colorido consiga chegar a uma plataforma verde no fundo do ecrã. Para tal, terá de rebentar uma torre de bolhas, mas atenção: a plataforma verde está sempre em movimento e é preciso ter “olhos de lince” para conseguir acertar nela.

Bubble Tower ‪2

Classic Art Stickers – Preço original – 0,99 dólares

É um fã de arte clássica e sente que as suas mensagens estão a precisar de um toque especial? Agora pode expressar as suas emoções através de autocolantes onde figuram algumas das mais conhecidas obras do mundo artístico. Há dezenas de autocolantes para experimentar e reagir de forma criativa às mensagens dos seus amigos e família.

Classic Art Sticker‪s

Lettergraf – Preço original – 0,99 dólares

Os puzzles costumam ser uma boa forma de passar o tempo e de exercitar a mente. Lettergraf é uma combinação entre os clássicos jogos de palavras cruzadas com um cubo de Rubik. Para formar palavras, precisa de mudar a posição dos blocos de letras e rodá-los. Há mais de 100 desafios para resolver, sem qualquer limite temporal e com uma banda sonora relaxante a acompanhá-los.

Lettergraf

Finding Yourself – Preço original – 1,99 dólares

Terminamos a seleção de “borlas” desta semana com mais uma proposta para os fãs de puzzles. Em Finding Yourself, seguimos a história de uma figura mística a viajar por múltiplos cenários. Para avançar para o nível seguinte, precisa de completar o quebra-cabeças geométrico apresentado. Ao terminar cada um dos níveis, tem também a oportunidade de receber um wallpaper para decorar o seu fundo do seu smartphone.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.