O agregador de notícias Flipboard recebeu finalmente uma versão Web. O serviço, lançado inicialmente para iPad em 2010, chegou mais tarde para iPhone, Windows Phone e Android e permite uma recolha e leitura de notícias com uma aparência agradável, mas só agora é disponibilizada uma versão para computadores.

Segundo disse Didier Hilhorst, designer do Flipboard, a ideia do serviço sempre foi criar uma versão Web, mas o lançamento do iPad acabou por ser uma alternativa mais agradável. Mais de quatro anos depois da primeira versão, a aplicação que reúne notícias e conteúdos multimédia de acordo com o interesse do utilizador leva todas as suas funcionalidades para os computadores.

O serviço mantém a mesmo aparência, com os habituais quadrados, mas largou em parte o estilo revista, já que, segundo Hilhorst, esse conceito "apenas funciona em tablets". Em vez disso, o utilizador pode navegar pelo site deslizando pela página e carrengando em alguma das fontes noticiosas previamente selecionadas. Caso não queira personalizar o serviço ao seu gosto, pode também optar por uma das 15 milhões de revistas criadas pelo resto dos leitores.

Ao invés de abrir o corpo da notícia no próprio site, como fazem outros serviços como o Pocket ou o rival Feedly, o Flipboard redireciona o utilizador para o site original da mesma, o que deverá agradar aos fornecedores de conteúdos. Em julho do ano passado, as aplicações móveis contabilizavam 100 milhões de leitores ativos e atraíam entre 250 a 300 mil todos os dias. O serviço está atualmente disponível em 20 idiomas, incluindo o português.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.