Domingo: o dia da semana em que os leitores podem espreitar várias sugestões de aplicações móveis. Porque a semana que aí vem pode começar de forma mais produtiva ou divertida.

Das sete aplicações sugeridas, duas delas dizem respeito à área da fotografia móvel, outras duas são jogos - sendo que um até é português - e há inclusive uma aplicação que quer ajudar as pessoas a largarem as redes sociais para se encontrarem ao vivo "e a cores".

Conheça cada uma das propostas nas próximas páginas. Existem galerias que o ajudam a decidir se é uma aplicação que o entusiasma ou não. E já sabe, além de instalar as apps, deixe-nos as suas sugestões de outras aplicações móveis.

Lyve quer ajudar a organizar fotos entre diferentes dispositivos

"Todas as fotos alguma vez tiradas juntas numa só app". É desta forma que começa a descrição desta nova aplicação que pretende ajudar a organizar todo o "manancial imagético" lá de casa.

A Lyve pode ser descarregada para computadores, smartphones e tablets e a partir daí permite juntar e organizar fotografias e vídeos por data, mostrando-os a partir de um ponto único.

Cada nova imagem é adicionada à biblioteca, que pode ser vista nos diferentes dispositivos onde a aplicação esteja instalada, sempre por ordem cronológica, e com as mais recentes em primeiro lugar.

O modo de visualização principal da biblioteca faz lembrar os mosaicos do Windows, com as fotos a assumirem diferentes tamanhos, algumas delas "animadas". Um quadrado colorido informa sobre a data das mesmas.

A Lyve também inclui um modo "timeline", em que as fotos são apresentadas horizontalmente, com a possibilidade de fazer scroll, novamente organizadas por data.

A aplicação é gratuita e pode ser descarregada para dispositivos iOS, Android, Kindle Fire, Windows e Mac.





Descubra a próxima aplicação

Instasize: uma app para fãs do Instagram

A aplicação que hoje lhe sugerimos é uma ferramenta útil para quem não passa sem o Instagram e não gosta de redimensionar fotos antes de as poder mostrar ao mundo.

Garantir a possibilidade de publicar fotos inteiras no Instagram é a principal característica da app, que permite importar imagens já capturadas ou tirar fotos diretamente a partir da aplicação, que podem ser partilhadas no Instagram carregando num botão.



A Instasize integra ainda um conjunto de efeitos, onde se incluem filtros, layers e diferentes tipos de letras para juntar texto às fotos. A partir da opção Stitch pode ainda criar colagens e combinar com cerca de 100 fundos.



A aplicação está disponível para Android e para iOS. Segundo números da Munkee Apps, que criou o serviço, já foi descarregada por mais de 9 milhões de utilizadores, só no universo Android.



Descubra a próxima aplicação

Daddy Was a Thief ou "pernas para que te quero"

É um dos jogos que tem estado em evidência na loja do Android nos últimos dias. Daddy Was a Thief é uma proposta diferente de jogo e promete testar a sua agilidade de uma maneira divertida.

A premissa do jogo é simples: um senhor foi despedido e com receio de enfrentar o feitio menos amistoso da mulher decidiu tirar um curso rápido sobre como roubar bancos. Quando o jogador dá por si já a personagem fez o assalto e está em fuga.



Só existem dois comandos: deslizar para baixo para saltar para o andar inferior – e este é o sentido do jogo – ou deslizar para cima para apanhar moedas e itens que possam existir num determinado apartamento.



Destruição, caos, moedas, recompensas, mísseis, inimigos, banheiras, frigoríficos.. isto são exemplos do que pode encontrar se descarregar este jogo. No Android é gratuito e tem estado em destaque no Google Play. Já no caso da versão para iOS é preciso pagar 1,79 euros.



Daddy Was a Thief é um título muito ligeiro e não requer um grande esforço ao jogador. Ainda assim com o tempo as pessoas vão perceber que devem alinhar uma estratégia para conseguirem fugir o máximo de tempo possível.



E quando chegarem à parte em que as paredes têm lasers, digam qualquer coisa. Bons roubos.



Descubra a próxima aplicação

Feito em Portugal, Smash It! Adventures já está disponível em todo o mundo



Da autoria da startup Bica Studios, o jogo é distribuído com a ajuda da empresa inglesa Thumbstar. O estúdio português quer aproveitar a época do Halloween para poder potenciar o jogo.






A empresa portuguesa Bica Studios é um dos rostos da nova vaga de empreendedores que existem em Portugal, sobretudo ao nível dos videojogos. A startup, que falou recentemente com o TeK, faz parte de um movimento maior que está a potenciar o desenvolvimento de jogos em Portugal.



O movimento está prestes a ficar ainda mais global visto que o jogo bandeira do Bica Studios, Smash It! Adventures, está desde ontem, 16 de outubro, disponível para todo o mundo. O título tem uma versão disponível para iOS e Android, podendo ser descarregado de forma gratuita nas duas plataformas.

Smash It! Adventures é um jogo de destreza para as suas mãos. O jogador assume a posição de uma bruxa que tem de proteger uns pequenos animais. Vagas de monstros, uns mais robustos do que outros, vão tentar passar pela bruxa e cabe ao jogar “esmagá-los”.



O que ao início pode parecer simples é ao fim de alguns níveis um desafio de grandes proporções.



Até aqui o jogo Smash It! Adventures só estava disponível em Portugal e num pequeno conjunto de mercados.



Aproveitando a temática da bruxa e dos monstros, o Bica Studios aproveita a proximidade com o Halloween para promover o jogo em todo o mundo.



Descubra a próxima aplicação

Skype ganha novo modo: filma e partilha



A plataforma Skype tem uma nova aplicação que permite criar pequenos vídeos e partilhá-los com o grupo de amigos. Está disponível para as três principais plataformas móveis.






Podem ser partilhados vídeos com uma duração de 40 segundos, que o utilizador pode criar ou selecionar de um conjunto de 12 opções disponíveis no serviço (através da funcionalidade Qik Flik), com vídeos de 5 segundos.



Na lista de contactos, através dos números de telefone, o autor do vídeo escolhe os destinatários da mensagem, que pode ser resgatada, se o conteúdo não for do agrada de quem o enviou ou se, por exemplo se tiver enganado no destinatário. Também é possível bloquear a receção de mensagens de contactos específicos.



A aplicação está disponível em 21 línguas, português incluído, e conta com versões para iOS, Android e Windows Phone. Os vídeos partilhados por essa via têm uma duração máxima de duas semanas.





Descubra a próxima aplicação

Encontros reais entre amigos virtuais com a ajuda da Socialmaps

Com a crescente utilização das opções de localização geográfica, aumenta também o número de apps que aproveitam o recurso. A Socialmaps é uma delas.

Disponível para iOS e Android, a SocialMapsfoi criada por uma empresa sueca com o mesmo nome com o objetivo de reunir "em carne e osso" os amigos das redes sociais.

Na prática este localizador de contactos permite seguir amigos através das publicações feitas em diversas redes sociais, assim como através dos feeds de utilizadores da própria aplicação num mapa em tempo real.

Facebook, Instagram, Twitter, Foursquare e Google+ são de momento as redes sociais abrangidas pelo conceito.

Dependendo das opções definidas pelo utilizador, a sua localização e o que está a fazer em determinado momento passam a ser partilhados com todos aqueles que usam a Socialmaps, apenas com amigos ou com determinados grupos, como acontece tradicionalmente com as autorizações relacionadas com as redes sociais.

Sempre que um contacto estiver num raio de 500 metros é enviada uma notificação e fica visível no mapa a localização exata da pessoa a par da informação sobre o que está a partilhar nas redes sociais a partir desse local.



Descubra a próxima aplicação

Os Monty Python estão de volta... também no smartphone

Mesmo com mais de 40 anos de história, o humor dos Monty Python não passa de moda e até se adaptou ao ecrã do smartphone e às apps.




O famoso sketch "The Ministry of Silly Walks" assume agora o formato de jogo, e convida os utilizadores de smartphones a seguir as passadas de John Cleese através de Londres enquanto põe em prática a nova medida e estilo de andar.




As várias formas de andar do funcionário governamental estão por demais documentadas online para quem não conhece o episódio da série dos humoristas britânicos, mas no jogo há também os desafios habituais de conquista de prémios, num cenário londrino bastante apurado.




O jogo é bastante democrático e está disponível para os smartphones Windows, iOS e Android, mas é pago. Custa 1,29 euros na loja da Microsoft.



Veja abaixo o vídeo com uma pequena amostra do jogo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.