Novos dados da data.ai revelam que, no primeiro trimestre de 2022, os jogos mobile representaram a 73% dos gastos dos utilizadores da Play Store da Google e a 60% dos gastos na App Store da Apple. Estima-se que os gamers terão gasto um total de 22 mil milhões de dólares no período em análise.

Os jogos representam 44% de todos os downloads da Play Store. Já na loja digital da Apple, os jogos correspondem a 28%. De acordo com as previsões dos analistas, o número total de downloads de jogos no primeiro trimestre de 2022 poderá alcançar a marca dos 14 mil milhões.

Data.ai | Média de downloads semanais de jogos mobile
Data.ai | Média de downloads semanais de jogos mobile créditos: Data.ai

Entre os jogos mais descarregados destaca-se Free Fire, que ocupa o primeiro lugar do top, seguindo-se Subway Surfers e Roblox. Já no que toca aos títulos que arrecadaram mais receitas, o primeiro lugar é ocupado por Genshin Impact, com Roblox e Honor of Kings no segundo e terceiro lugares.

Olhando para os jogos com mais utilizadores ativos mensais no primeiro trimestre de 2022, Roblox ocupa o primeiro lugar do “pódio”, seguindo-se Candy Crush Saga em segundo e Free Fire em terceiro.

No primeiro trimestre do ano foi também possível observar um fenómeno relacionado com a crescente popularidade do jogo Wordle. Embora não tenha uma app oficial, vários utilizadores partiram para as lojas digitais em busca de uma versão mobile do jogo, acabando por descarregar um título diferente, mas com o mesmo nome. Este Wordle!, desenvolvido por Steven Cravotta, passou a constar da lista de jogos com mais utilizadores ativos mensais, assim como de títulos mais descarregados.

Data.ai | Gastos em aplicações durante o primeiro trimestre de 2022
Data.ai | Gastos em aplicações durante o primeiro trimestre de 2022 créditos: Data.ai

Os mais recentes dados da data.ai dão também a conhecer que os utilizadores da App Store foram quem mais gastou em aplicações no primeiro trimestre de 2022, correspondendo a 65% do total de 33 mil milhões de dólares. No caso das aplicações fora do mundo do gaming, os gastos na loja digital da Apple correspondem a 73% do total.

Entre as categorias onde os utilizadores da App Store mais gastaram destacam-se jogos, entretenimento e fotografias e vídeo. Na Play Store, o panorama é semelhante, com as duas primeiras categorias a manterem-se e a terceira a ser substituída por aplicações sociais.

Os analistas preveem que os gastos dos utilizadores venham a registar um crescimento de 42% no caso da App Store e de 44% no da Play Store.

No período em análise os utilizadores fizeram o download de 37 mil milhões de aplicações, com 28,5 mil milhões a serem descarregados a partir da Play Store, num crescimento de 16% face ao ano anterior.

A Índia, o Brasil e a Indonésia afirmam-se como os três maiores mercados da loja digital da Google no que toca a downloads. Os dados indicam que a Turquia e o México, assim como a Índia, foram os mercados que mais cresceram no primeiro trimestre de 2022.

No lado da App Store, os Estados Unidos, a China e o Japão foram os três mercados que se destacam por maior número de downloads. O México e o Brasil, além dos Estados Unidos, foram os países que mais cresceram neste contexto.

O TikTok, o Instagram, o Facebook e o YouTube são as aplicações que dominam tanto em downloads, gastos e utilizadores ativos mensais.

Os analistas destacam algumas subidas nos Tops, como o caso do Snapchat que, no primeiro trimestre do ano, “saltou” do sétimo para o quinto lugar na lista de aplicações mais descarregadas, assim como da Shopee, que passou do décimo para o sétimo lugar.

Ainda no que respeita às aplicações que mais receitas arrecadaram, a lista conta com uma forte presença de aplicações de streaming de vídeo e de música, além do Tinder, que ocupa o terceiro lugar deste “pódio”.