O TikTok está em vias de ser banido dos EUA e a hipótese fez com que várias empresas tentassem replicar o sucesso da app através das suas próprias formulações. O Google Discover não deverá ser a plataforma alternativa para onde os utilizadores vão correr, caso percam o TikTok, mas a aplicação decidiu introduzir vídeos curtos no seu feed, muito à semelhança dos que podemos encontrar na app da ByteDance.

O Discover está "escondido" num ecrã à esquerda da homepage, na maioria dos smartphones Android, mas também pode ser acedido através da própria app da Google, igualmente disponível para iOS. A aplicação junta artigos de temas que agradem ao utilizador, vídeos de YouTube, atualizações sobre meteorologia e os resultados desportivos das equipas seguidas pela conta Gmail associada.

Este feed vai agora contar com estes "vídeos curtos". Os exemplos exibidos pela empresa contam com conteúdo feito por um utilizador do Trell, que pode ser encarado como o concorrente indiano do TikTok, bem como uma pequena história do projeto Tangi, que está a ser desenvolvido pela Area 120, uma divisão da Google responsável por criar produtos novos para a empresa.

Os clipes têm um logo no canto superior esquerdo e um texto contextual na zona inferior, mas todos eles podem ser ocultados pelo utilizador. Os vídeos são reproduzidos no browser do smartphone e podem ser partilhados noutras plataformas.

Escreve a 9to5Google que não é claro se esta atualização já chegou aos utilizadores de todos os países, nem como é que a Google pretende usar esta nova funcionalidade. No entanto, recorda, circula online o rumor de que o YouTube está a trabalhar numa app chamada "Shorts" com o intuito de apresentar uma verdadeira alternativa ao TikTok por forma a preencher o vazio que potencialmente existirá depois da hipotética proibição do TikTok.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.