
De acordo com a imprensa internacional, a Google adquiriu a Senosis, uma startup da cidade norte-americana de Seattle que é especialista no desenvolvimento de aplicações médicas cujas funcionalidades não requerem qualquer tipo de aparelho externo.
A empresa já construiu soluções capazes de detetar icterícia em recém-nascidos e de medir a hemoglobina no sangue, de forma a despistar doenças como a anemia. Para isto, as apps da Senosis valem-se apenas das câmaras dos smartphones e, ao contrário de outras soluções tecnológicas do ramo, não exigem o emparelhamento com outros equipamentos.
Uma outra solução desenvolvida pela empresa recorre ao microfone do telefone para tentar diagnosticar problemas nos pulmões, como a asma ou a condição rara da fibrose quística.
As aplicações da Senosis ainda não foram aprovadas pelas agências reguladoras, mas, a serem, podem facilitar a introdução de ferramentas médicas em países onde os cuidados de saúde não são de fácil acesso.
Note, no entanto, que esta não é a estreia da Google na área da saúde. Através da DeepMind, uma subsidiária especializada em inteligência artificial, a tecnológica de Mountain View tem vindo a desenvolver soluções capazes de detetar condições médicas oculares, como forma de prevenir certos casos de cegueira. Em adição, contam-se ainda os investimentos no domínio do fitness.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Assassin’s Creed Shadows representa fielmente o Japão Feudal? -
App do dia
Be Brave, Barb traz aventuras com plataformas e um cacto ansioso que precisa de ajuda -
Site do dia
Web Highlights é uma ferramenta de produtividade para sublinhar citações ou tomar notas online -
How to TEK
Já é possível controlar quanta memória RAM o Edge consome enquanto joga. Veja como
Comentários