Das muitas novidades que a Google anunciou para a sua Play Store, o botão “Try it Now”, ou "Testar agora" será a mais útil para quem, por exemplo, tem pouco espaço no seu dispositivo, porque vai permitir testar aplicações que suportam o recurso Android Instant Apps sem precisar de descarregá-las.

Por enquanto, a novidade está disponível apenas em algumas aplicações selecionadas, como as da BuzzFeed, NYTimes e Skyscanner entre outros, mas não tardará a chegar a toda a loja.

tek google try it now
CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 80

Além da novidade “Try it Now”, a Play Store contou com uma reformulação no seu design, o que é uma surpresa para quem estava acostumado ao visual antigo e chega a violar as regras que a empresa definiu como padrão para o seu interface, através do Material Design.

As regras incluem a sugestão para que os programadores não criem "abas dentro de abas", o que pode tornar a navegação do utilizador confusa. Mas, a nova cara da Google Play Store mostra “subcategorias” quando selecionamos categorias gerais da aplicação, entre elas “Página Inicial”, “Jogos”, “Filmes” e outros. Essas novas guias que subdividem as áreas levam os utilizadores para listas de apps recomendados, escolhas do editor e mais.

tek google store

Os programadores também vão ter acesso a melhorias, como a inclusão de novos recursos na Google Play Console, incluindo a inclusão de relatórios aprimorados de pré-lançamento para que os programadores vejam os resultados do Test Lab para as suas melhores aplicações e de novas formas de medição para perceberem o desempenho de uma aplicação.

A Google lançou também um programa de recompensas, o “Google Play Security Reward" para incentivar os utilizadores especializados em segurança a identificar vulnerabilidades nas apps. Cada falha descoberta valerá, pelo menos, mil dólares.

A Google Play Store tem mais de 2 mil milhões de utilizadores em 190 países e, em 2016, foram descarregadas 82 mil milhões de aplicações.