A gigante norte-americana anunciou que a sua app consegue agora traduzir 13 novas línguas em tempo real. A atualização vai chegar à versão para Android e iOS.

Esta adição vai traduzir-se no reconhecimento visual de texto. O update inclui tradução para árabe e hindi, que reúnem milhares de milhões de falantes em todo o mundo. Bengali e punjabi estão também integradas neste leque, o que representa uma aposta substancial no mercado indiano.

Com esta novidade, os utilizadores podem agora abrir o Google Tradutor, escolher a opção de câmara, e apontar para o texto que se encontra escrito numa destas línguas para obter uma tradução visual em tempo real. Se preferirem, os utilizadores podem também tirar uma foto do texto e pedir uma tradução.

A tradução visual foi implementada em 2015. A app suporta agora 50 línguas nesta modalidade de tradução instantânea.

As traduções em tempo-real são possíveis graças a um sistema chamado Neural Machine Translation (NMT), que consiste numa técnica de machine learning capaz de completar traduções ao prever a sequência de palavras que se seguem às palavras que são mais facilmente identificáveis no texto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.