A gigante norte-americana anunciou que a sua app consegue agora traduzir 13 novas línguas em tempo real. A atualização vai chegar à versão para Android e iOS.
Esta adição vai traduzir-se no reconhecimento visual de texto. O update inclui tradução para árabe e hindi, que reúnem milhares de milhões de falantes em todo o mundo. Bengali e punjabi estão também integradas neste leque, o que representa uma aposta substancial no mercado indiano.
Com esta novidade, os utilizadores podem agora abrir o Google Tradutor, escolher a opção de câmara, e apontar para o texto que se encontra escrito numa destas línguas para obter uma tradução visual em tempo real. Se preferirem, os utilizadores podem também tirar uma foto do texto e pedir uma tradução.
A tradução visual foi implementada em 2015. A app suporta agora 50 línguas nesta modalidade de tradução instantânea.
As traduções em tempo-real são possíveis graças a um sistema chamado Neural Machine Translation (NMT), que consiste numa técnica de machine learning capaz de completar traduções ao prever a sequência de palavras que se seguem às palavras que são mais facilmente identificáveis no texto.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários