As duas empresas estarão a apostar em força nos grandes descontos para convencer os programadores a escolherem as suas lojas e manterem a exclusividade da preferência, pelo menos durante algum tempo.
Embora estas negociações com as marcas, ou diretamente com os programadores, não sejam oficialmente assumidas serão vários os exemplos de acordos realizados com este objetivo.
Num artigo publicado recentemente pelo The Wall Street Journal, um dos exemplos apontados é o acordo firmado com a PopCap para garantir a exclusividade temporária da segunda versão do jogo Plants Vs Zombies na sua App Store. Nos termos do acordo a Apple ter-se-á comprometido a assegurar uma promoção mais agressiva do título na plataforma e poderá mesmo ter pago à empresa, uma subsidiária da Electronic Arts.
O mesmo tipo de acordo terá precedido o lançamento do Cut the Rope, outro enorme sucesso das lojas de aplicações móveis. A ZeptoLab, que produz o conteúdo, aceitou manter o jogo em exclusivo na App Store por um período de três meses em troca de maior visibilidade e promoção. No artigo da publicação norte-americana práticas idênticas são imputadas à Google.
No universo do mercado de aplicações os jogos serão a área onde há uma maior tendência para disputar ofertas, por ser aquela em que os consumidores mais investem. Alguns estudos indicam que do valor gasto em aplicações quase dois terços é aplicado aos jogos.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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