Esta semana a equipa do TEK reuniu muitos jogos para instalar no smartphone, ideais para o tempo de calor que convida a uma ida à praia ou ao campo, mas também os inevitáveis centros comerciais. E há para todos os gostos: estratégia, puzzles e futebol, mas também algo especial: uma espécie de "tiro ao alvo" em que o chefe ganha um papel especial.

A maioria das apps são gratuitas, como pode verificar em baixo.

Photographs é uma app de puzzles com uma história para contar. E é uma história triste

A aplicação usa os puzzles para contar uma história que é sempre diferente consoante as escolhas feitas.

Os utilizadores começam por seguir o percurso de um velho alquimista e da sua neta que adoece, mas à medida que vão desfiando os cinco capítulos descobrem-se novos caminhos, personagens e finais alternativos.

A app foi desenhada por Luca Redwood que já tinha criado o jogo 10000000 e a aventura You Must Build a Boat com um gameplay mais complexo. Na Photographs o objetivo é contar uma história através de puzzles, e a missão parece ter sido bem conseguida.

Cada um dos cinco capítulos tem uma coisa diferente para contar. São todos relativamente pequenos e podem ser completados em cerca de 3 minutos, mas apesar de diferentes têm um traço evidente de trsteza.

É ao completar os puzzles que a história vai sendo montada, e o modo como faz deslizar as peças tem interferência na evolução de cada personagem, narrada por uma voz que acompanha a narrativa.

A app está disponível para iOS e Steam, e ainda em versão Android. O custo é de 4,29 euros.

Traduzir com contexto é com a app Reverso

A Reverso já anda por cá há algum tempo e com sucesso. Se ainda não conhece, aproveite para conhecer.

A Reverso Context possibilita traduções rápidas e precisas de palavras, mas acima de tudo, a sua grande mais-valia é a tradução relacionada com o contexto - como o próprio nome indica.

Assim, a cada pesquisa feita são apresentados resultados de traduções com exemplos de uso que têm por base documentos traduzidos anteriormente por especialistas, retirados de páginas web, de textos oficiais, de jornais ou descrições de produtos ou mesmo de diálogos de filmes, entre outros.

Pode escrever a palavra ou palavras que pretenda traduzir, assim como "dizer" ou simplesmente fazer copy paste de uma qualquer página de internet que esteja a consultar.

A vista detalhada fornece-lhe ainda mais traduções, sugestões e outras informações.

A Reverso Context traduz em mais de 10 línguas, nomeadamente em inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, árabe ou holandês – assim como em português.

É gratuita e está disponível tanto para dispositivos Android como iOS.

Pro Evolution Soccer 2019 já está disponível para dispositivos móveis

A versão mobile do jogo, disponível tanto para Android como para iOS, inclui doze novas ligas, entre as quais a portuguesa.

O PES 2019 Pro Evolution Soccer, a versão mais recente do famoso simulador de futebol da Konami, já está disponível para dispositivos móveis. Ao contrário de outros jogos de futebol em versão mobile, desta vez é possível controlar todos os jogadores da equipa, como se estivesse a jogar numa consola ou computador.

A jogabilidade está adaptada a dispositivos touchscreen. É possível optar entre dois modos: o clássico, com botões virtuais, e outro mais moderno. O utilizador pode participar em ligas, torneios, amigáveis ou disputar desafios online. Através de Bluetooth, pode também jogar contra um amigo.

O jogo inclui as licenças oficiais de 12 novas ligas do mundo todo, incluindo a portuguesa. Foram também adicionadas nesta versão as ligas da Rússia, Bélgica, Escócia, Dinamarca, Suécia, Turquia, Argentina, Chile, Japão, China e Tailândia.

O PES 2019 conta ainda com a inclusão de novos jogadores lendários, como David Beckham, Zico, Romário, Johan Cruyff, Pavel Nedved, Ruud Gullit, Paolo Maldini e Oliver Kahn, que se juntam a nomes como Francesco Totti ou Ronaldinho Gaúcho.

O jogo está disponível gratuitamente, tanto para Android como para iOS.

Vai chover? Spotify lança nova app que organiza a música por estações temáticas

É uma espécie de rádio digital que sugere listas de reprodução ajustadas às preferências do utilizador.

O Spotify lançou uma nova app de música. A aplicação estreou-se nos EUA, mas a empresa sublinha que se trata de uma experiência, "pelo menos por agora".

"No Spotify, estamos sempre a conduzir uma série de experiências que nos permitem criar melhores experiências de audição para os utilizadores", disse, em conversa com o Engadget, um porta-voz da tecnológica. "Alguns destes testes acabam por nos indicar o caminho até uma experiência mais alargada, mas outros servem 'apenas' para nos ensinar qualquer coisa. O Spotify Stations é um deles", rematou.

tek stations

Tal como acontece com a Pandora, a app começa a reproduzir música instantaneamente quando é aberta. Aqui é impossível pesquisar por artista ou música. Afinal, é mesmo na lógica dos canais que o sistema assenta a sua proposta de valor. Por isso, o utilizador deve escolher a playlist que quer ouvir.

Car Thing: o assistente virtual automóvel do Spotify segue para testes
Car Thing: o assistente virtual automóvel do Spotify segue para testes
Ver artigo

Note que não é preciso ter o Spotify instalado para recorrer a esta nova app, embora seja preciso uma conta Spotify. Os utilizadores base não podem passar os anúncios e dispõem de um número limitado de "skips".

A Stations promete curar playlists com música que considera adequada aos gostos do utilizador e, para isso, conta ter acesso ao registo auditivo do user no Spotify. No entanto, haverão listas mais abrangentes, para ouvintes que gostam de Metal e para aqueles que preferem Jazz.

Warhammer: Chaos & Conquest desafia a construir fortes e exércitos

Mais uma adaptação do jogo de tabuleiro da Games Workshop, baseado no universo de fantasia, chega aos smartphones.

O novo jogo inspirado pelo universo de fantasia clássica Warhammer está disponível nos smartphones e desafia os jogadores a construir um poderoso exército num título de estratégia multijogador online. O objetivo é reunir os soldados mais poderosos e atacar as fortalezas dos inimigos, enquanto defende a sua.

Para comandar o exército, os jogadores terão à sua disposição um Campeão, uma personagem poderosa que pode melhorar as suas habilidades. Para se defender dos inimigos terá de expandir a base, construindo muros à volta da fortaleza, torres de vigia, canhões, entre outros edifícios para ter acesso às diferentes unidades, incluindo centros de treino, masmorras ou templos de feiticeiros.

Para conquistar as fortalezas inimigas será possível fazer alianças com outros jogadores, e fazer cercos, enviando todas as unidades para o local, incluindo bestas, guerreiros e feiticeiros.

Pode fazer o download gratuito de Warhammer: Chaos & Conquest nas versões iOS e Android.

Faça pontaria ao cesto dos papéis (e use o chefe como “tabela”)

O jogo Paper Toss já cá anda há algum tempo e, pelo caminho, ganhou a versão Boss, em que o chefe é o ponto de referência. Mas há colegas de trabalho que também podem “ajudar”.

O objetivo é simples: acertar no alvo, só que existem vários aspectos a ter em conta.

Neste jogo para passar o tempo há mais de uma dezena de itens únicos para lançar, começando pela clássica bola de papel no cesto, claro. Tal acontece em 10 ambientes dinâmicos de diferentes níveis de dificuldade.

A cada lançamento, há que ter em conta algumas condicionantes, como por exemplo o “vento” provocado pela ventoinha. É por isso que é preciso pôr o cérebro a trabalhar e fazer “cálculos”, sendo possível, e por vezes aconselhável, usar os colegas (e o chefe) como tabelas para acertar o alvo.

O Paper Toss Boss é gratuito com compras dentro da aplicação e está disponível a partir da Play Store e da App Store.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.