Esta semana o TikTok deu conta de que há uma nova forma dos criadores ganharam dinheiro na app. Chama-se Tips e está ainda em fase de lançamento  mas vai permitir fazer doações que vão direta e integralmente para os criadores de conteúdos. A equipa do SAPO TEK acompanhou muitas outras novidades no mundo das aplicações, e o lançamento da nova funcionalidade do Google Maps para que gosta de se deslocar em duas rodas, com os mapas e indicações para ciclistas e também fomos conhecer o trabalho da app GOGENIUS que pretende revolucionar o ensino de português europeu.

Como é habitual, dedicámos também uma parte do nosso tempo a testar apps e trazemos uma escolha variada, com muitos jogos e uma aplicação para quem está a aprender inglês, e ainda uma referência útil para os lisboetas que se deslocam em transportes públicos. São todas gratuitas, mas vale a pena espreitar também as sugestões de aplicações pagas que estão temporariamente a custo 0. Vai de certeza encontrar boas borlas.

Conheça as propostas da equipa do SAPO TEK e dê mais energia ao seu smartphone

Já pode pagar e carregar os passes Lisboa Viva/Navegante a partir da app Pick Hub

A partir de agora já vai poder pagar o passe mensal da Fertagus a partir de uma aplicação, válido para viagens de comboios e autocarros da SulFertagus. O carregamento do cartão Lisboa Viva/Navegante também é possível para utilizadores que não utilizem os serviços da Fertagus na área metropolitana de Lisboa.

De forma a evitar as habituais filas nas máquinas ou bilheteiras das estações para renovar a assinatura do passe mensal, a Fertagus lançou um novo serviço através de uma aplicação para smartphones. A partir desta terça-feira, dia 26 de outubro, poderá planear e comprar viagens nos comboios da Fertagus e autocarros SulFertagus através de uma app. Também a compra e carregamento mensal do cartão Lisboa Viva/Navegante podem ser feitos na aplicação.

A aplicação Pick Hub, desenvolvida pela Ubirider, vai permitir aos detentores do cartão Lisboa Viva/Navegante carregar mensalmente o título de transporte, onde bem desejar, mesmo que não seja utilizador dos serviços de transporte da Fertagus. Segundo fonte da empresa explicou ao SAPO TEK, "os utilizadores do passe Navegante Municipal ou Metropolitano podem utilizar esta solução para carregar o passe, independentemente do transporte utilizado".

O processo de renovação parece ser simples, bastando seguir o processo de pagamento e no fim encostar o título de transporte ao telemóvel para efetuar o carregamento através de uma ligação NFC. Para já, a funcionalidade funciona em smartphones Android, Huawei e a partir do iPhone 7, equipamentos que tenham suporte a tecnologia NFC. Segundo explicou a Fertagus não existe qualquer taxa aplicada ao pagar pela aplicação, o valor será o mesmo aplicado na rede de vendas da AML.

Veja na galeria imagens do Pick Hub:

“A Fertagus está a inovar ao nível do pagamento de bilhetes individuais para viagens ponto a ponto mas também no carregamento dos cartões Lisboa Viva/Navegante. Com a colaboração da TML, será possível pela 1ª vez pagar e carregar o título mensal de transporte através de uma App, com toda a comodidade e segurança para o utilizador da rede de transportes na Área Metropolitana de Lisboa”, referiu a presidente da Fertagus, Ana Cristina Dourado, no comunicado.

A aplicação baseia-se na plataforma Pick, criada pela startup portuense Ubirider, que procura ajudar a mobilidade das pessoas nas cidades, oferecendo informações e pagamentos de forma integrada e o mais eficiente possível. Através da aplicação Pick Hub é possível aos utilizadores planear as suas viagens, assim como comprar os bilhetes e passes para viajar, salientando o apoio de informação em tempo real.

Questionada se o sistema permite comprar o passe familiar na aplica, a Fertagus explica que o Navegante Família não está disponível ainda na app Pick Hub. "Mas a solução permite carregar mais do que um cartão. Por exemplo um pai pode carregar o seu cartão Lisboa Viva/Navegante e o do filho", esclarece a empresa.

A Ubirider diz que já colabora com a Fertagus desde 2018, quando a startup foi criada, no desenvolvimento e testes de funcionalidades digitais para melhorar a qualidade dos serviços de transporte.

A aplicação Pick Hub está disponível para equipamentos Android e iOS.


Está a aprender inglês? Há uma app onde pode praticar os seus conhecimentos com um tutor virtual

Através da Alpine pode praticar os seus conhecimentos da língua inglesa com um tutor virtual dotado de inteligência artificial. À medida que vai conversando, a aplicação verifica se o que escreve está correto, apresentando explicações quando surgem erros.

O processo de aprendizagem de uma nova língua requer muito mais do que conhecer apenas novas palavras e regras: pôr os seus conhecimentos em prática através de conversas é uma parte essencial. Mas o que acontece quando não tem ninguém por perto para praticar, ou então, quando ainda não há confiança suficiente para falar com outras pessoas no novo idioma?

A Alpine foi feita para estas situações e através dela os utilizadores que estão a aprender a falar inglês podem praticar os seus conhecimentos com um tutor virtual dotado de inteligência artificial.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre a Alpine

Ainda antes de começar a praticar, a aplicação faz-lhe algumas perguntas para verificar qual é o seu nível de conhecimentos da língua. À medida que vai conversando, o tutor vai verificando se aquilo que escreve está correto.

Quando surgem erros, a aplicação assinala-os, indicando qual é a forma correta de escrever as palavras ou frases em questão e oferecendo uma explicação. Em breve, a aplicação disponibilizará uma secção dedicada a todo o progresso feito ao longo do tempo.

A Alpine está disponível para Android e pode ser descarregada a partir da Play Store. Além da sua versão gratuita, os utilizadores podem também subscrever a uma versão paga, com um preço de 9,99 dólares por mês.


Construa a equipa perfeita de basquetebol americano em NBA Now 22

O jogo para smartphones NBA Now 22 apresenta os jogadores e equipas licenciadas do basquetebol americano.

A 2K Games e a Electronic Arts disputam os títulos do melhor jogo de simulação do basquetebol profissional americano, a liga NBA, mas nos smartphones há uma nova opção: NBA Now 22, um título que aprofunda mais a gestão da equipa e as táticas, mas também permite interação em campo, mas não da forma habitual.

Não se tem controlo direto dos jogadores em campo, mas sim de ações especificas tais como passe ou marcações de faltas ao cesto. De resto o jogo vai sendo desenrolado num grafismo 3D muito detalhado, onde se reconhecem as principais estrelas da NBA. O jogo tem a licença oficial da liga profissional norte-americana, tanto para os jogadores, como equipas e respetivos estádios.

Veja imagens do jogo na galeria:

E a ação tem uma interessante perspetiva vertical, permitindo uma maior noção de profundidade. Durante as partidas pode verificar as cartas com as estatísticas dos jogadores, em tempo real, baseados na sua performance na liga. Há ainda uma mecânica de previsão dos jogos de NBA através de palpites, para tornar as partidas reais ainda mais emocionantes. O jogador pode fazer o seu próprio draft da equipa baseado em mais de 4.000 jogadores.

Pode fazer o download de NBA Now 22 para Android e iOS.


O “remix” de Pokémon Café Mix traz novos modos de jogos e ainda mais “monstrinhos” virtuais

Na sua nova versão, Pokémon Café Mix mantém o seu estilo artístico, mas traz novos modos e jogo e Pokémon adicionais. Os próprios puzzles foram também renovados e há até espaço para novos eventos.

Em agosto, a The Pokémon Company apresentou uma “mala” cheia de novidades para os fãs dos bem conhecidos “monstrinhos” virtuais e, entre as revelações, foi anunciado que Pokémon Café Mix passaria por uma “makeover”. A nova versão, que passa a ter o nome Pokémon Café ReMix, já está disponível tanto para Android e iOS como para a Nintendo Switch.

Na sua nova versão, Pokémon Café Mix mantém o seu estilo artístico, mas traz novos modos e jogo e Pokémon adicionais, como Rowlet ou Piplup. Os próprios puzzles foram também renovados e há até espaço para novos eventos e opções de roupas para manter a equipa estilosa enquanto trabalha.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre Pokémon Café ReMix

Recorde-se que, no título, os jogadores assumem o papel de um dono de um café frequentado por Pokémon e, à medida que os clientes fazem os pedidos, a sua missão será liderar uma equipa de “monstrinhos”, assegurando que todas as tarefas são cumpridas através de múltiplos quebra-cabeças.

Quando completa os pedidos, recebe bolotas douradas que lhe permitem comprar novos objetos e melhorias para o café, assim como técnicas adicionais de resolução dos quebra-cabeças, que acabam por dar jeito, uma vez que tem um número limitado de jogadas.

Pokémon Café ReMix está disponível para tanto para Android, na Play Store, como para iOS, na App Store e, embora possa ser descarregado e jogado gratuitamente, certos itens podem ser pagos. A nova versão do jogo também está disponível para Switch e poderá encontra-la na loja digital da Nintendo.


Cérebro ativo com as leis da física a ditarem os desafios num jogo de plataformas

O Climb Higher é um estimulante jogo de plataformas “vertical”, onde os desafios podem ser superados mediante as leis da física. É experimentar (e com tempo que isto vicia).

Como o nome pode deixar adivinhar, no Climb Higher interessa chegar o mais alto possível partindo tudo o que é quebrável e crescendo e encolhendo consoante dá mais jeito para atingir os objetivos.

Neste caso, imperam as leis da física, ou seja, vai ter de pôr o cérebro a trabalhar entre distâncias, pesos, equilíbrios e “tabelinhas” para alcançar as bandeiras vermelhas que lhe permitem finalizar o nível.

Como em qualquer jogo que se preze, já sabemos que as coisas começam mais fáceis e depois o nível de dificuldade vai crescendo.

O Climb Higher é gratuito com publicidade e compras dentro da aplicação. Está disponível para dispositivos iOS e dispositivos Android.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.