Instagram, Vine, Nimbuzz, Kik, OkCupid e OoVoo estão entre as aplicações que têm falhas de segurança que permitem que piratas informáticos ganhem acesso às informações dos utilizadores. Nos casos mais graves os crackers conseguem aceder às fotografias que são partilhadas pelas pessoas nas aplicações de comunicação.



A descoberta é da responsabilidade de um conjunto de especialistas da Universidade de New Haven, nos EUA. Os investigadores estão a fazer parte da explicação dos problemas num canal de vídeos no YouTube: ontem, 8 de setembro, foi publicado o primeiro. Até sexta-feira, inclusive, será publicado um vídeo por dia.



Explicam os especialistas que as imagens partilhadas pelas aplicações referidas são armazenadas, de forma não encriptada, em servidores de fácil acesso. Mas existem mais problemas de segurança.



O serviço TextMe e Nimbuzz guardam as passwords dos utilizadores num documento de texto não protegido e que fica armazenado no smartphone.



A aplicação Vine, bem como as apps Line e WeChat, guardam um registo das conversas entre utilizadores num documento que também não está devidamente protegido nos dispositivos móveis.



De acordo com o CNet, 968 milhões de utilizadores estarão expostos a estas falhas de segurança. As vulnerabilidades apenas dizem respeito às versões das apps para Android, visto que as versões para iOS ainda não foram analisadas.



O responsável pela área de cibersegurança da Universidade de New Haven, Ibrahim Baggili, considera que o caso ganha contornos graves porque estes são na maior parte dos casos serviços de comunicação direta, o que leva os utilizadores a acreditarem que estão mais seguros – quando na realidade isso parece não acontecer.



O mesmo grupo de investigadores já tinha sido responsável pela denúncia de problemas de segurança que foram detetados no início do ano na aplicação de messaging Viber.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.