A diretriz serve para as novas aplicações a lançar mas também para aplicações já existentes, segundo avança o TechCrunch, que menciona o envio de emails de aviso por parte dos detentores do Instagram.

A denominação "Instagram" esteve sempre protegida por marca registada e pelas normas de API da empresa, mas as partes do nome 'Insta' e 'Gram' em separado não estavam, sendo possível a sua combinação com outros termos.

São por isso vários os casos onde os termos agora proibidos fazem parte da nomenclatura das apps, como acontece com a Statigram, Luxogram, Webstagram, Gramfeed, Instadrop e Instagallery, que terão de acatar as novas regras.

"É importante construir a uma marca própria distinta para suas aplicações e usar as marcas do Instagram apenas em situações especificamente autorizadas pelas nossas políticas", referem os emails de aviso, segundo o TechCrunch.

O Instagram dá às empresas e programadores um prazo de resposta de 48 hours, garantindo que os mesmos terão um período razoável para mudarem o nome das suas aplicações.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico