Produzir conteúdos para as redes sociais pode demorar várias horas, para muitas vezes os autores os verem bloqueados ou silenciados por utilizarem músicas com direitos de autor. A pensar nessas situações e para proteger os seus utilizadores, o Instagram atualizou o seu guia de utilização sobre a utilização de música com copyright.

Apesar de incentivar os utilizadores a incluir música nos seus vídeos, a rede social tem como preocupação de preservar os respetivos direitos de autor, de forma a proteger os artistas, compositores e parceiros importantes na comunidade da música, refere no seu blog. Nesse sentido, o Instagram partilhou alguns guias de utilização para que não tenha de “rezar” cada vez que submete um conteúdo com música com copyright.

Não existem limitações quando os utilizadores criam Stories com músicas ou atuações musicais, como por exemplo, filmar um artista ao vivo ou uma banda a dar um concerto. O problema prende-se mesmo quando se utilizar vídeos que tenham diversas faixas de áudio completas. Nesse sentido, para não correrem o risco de ver o conteúdo bloqueado ou monetizado por terceiros, a rede social aconselha vídeos mais curtos, quando usam músicas.

tek instagram

Outro aspeto para o qual os utilizadores são alertados é que os conteúdos devem ter como principal fico o vídeo. Ou seja, devem ter sempre uma componente visual e o áudio gravado nunca deverá ser o propósito da partilha desse vídeo. E este guia serve igualmente para vídeos gravados ou submetidos ao vivo, tanto no Instagram como no Facebook, em qualquer tipo de perfil e contas.

Se não tem preferência nos temas musicais para dar ambiente aos vídeos, a rede social aconselha a utilização da coleção de samples do Facebook, com músicas e efeitos especiais, que podem ser usados sem restrições.

Por outro lado, para ajudar os utilizadores durante o processo de submissão de conteúdos, a nova atualização do Instagram apresenta uma notificação especial que alerta os utilizadores quando estão a infringir direitos de autor, avisando-os que o conteúdo ou a transmissão poderá ser cancelada. Os utilizadores têm assim algum tempo para fazer modificações antes da sua live stream ser cancelada pelo sistema, recebendo ainda algumas dicas de como proceder.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.