Tal como apontavam alguns rumores publicados em maio, o Instagram acaba de revelar uma funcionalidade que dá aos utilizadores a possibilidade de adicionarem banda sonora às Stories que criam na app. Tal já era possível, com as aplicações certas, mas esta opção suprime a necessidade de abandonar o "Insta" para dar música aos seus seguidores.

Adicionar músicas vai ser tão fácil quanto adicionar uma localização ou um emoji, sendo que a opção vai estar disponível no menu de aditivos onde estão contidas todas as restantes funcionalidades das Stories. Para o fazer, basta clicar em "Música", que vai passar a aparecer nessa secção, e escolher a faixa que preferir, antes ou depois de gravar o seu vídeo. Quando um contacto visualizar a Story em causa, vai também poder ver um sticker com o nome do artista, da música e do álbum a que ela pertence.

tek instagram

Na biblioteca de faixas vai poder pesquisar por género, popularidade ou estado de espírito, tal como acontece no Spotify. Excertos das faixas podem ser ouvidas antes de serem escolhidas e o tempo da música pode ser ajustado para que o trecho certo se enquadre no momento capturado.

A biblioteca já conta com milhares de músicas e o Instagram promete que vão ser adicionadas muitas mais todos os dias. A novidade é produto da parceria entre o Facebook e várias discográficas, como a Sony, a Warner Music e a Universal.

A funcionalidade ainda só está disponível para iOS em alguns países, mas vai certamente chegar a todos os mercados (e ao Android) ao longo dos próximos meses.

A notícia foi dada a par de outra novidade: o lançamento do Instagram Lite. Esta é uma versão mais leve da app, que consome menos internet, e deverá ter os mercados emergentes como alvo.

As condicionantes desta versão estão na impossibilidade de publicar vídeos e de enviar mensagens diretas a outros contactos. A vantagem, neste caso, é que a app tem apenas 1/55 do tamanho da edição original.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.