Como é habitual, o domingo é dia de apps no SAPO TEK, e hoje não faltámos á tradição. Entre ferramentas úteis e jogos, temos muitas opções de escolha para reforçar as capacidades do seu smartphone ou tablet, algumas das quais desenvolvidas em Portugal.

Siga pelas nossas sugestões e termine em grande este fim de semana!

As viagens podem ser mais divertidas com a aplicação Travelstoke

A app assinala os países por onde viajou e permite descobrir novos locais para visitar, através da georreferenciação.

Se costuma viajar, seja por trabalho ou lazer, encontrar locais para visitar ou para almoçar ou jantar pode consumir tempo desnecessário. A aplicação Travelstoke é uma espécie de rede social com diferentes funcionalidades, para os utilizadores que gostam de fazer as malas e partir.

Partindo da localização do utilizador, a app disponibiliza no seu mapa (baseado em Google Maps e Uber) diferentes pontos de interesse, desde restaurantes, museus, parques e qualquer outra atividade que necessite. Pode encontrar amigos e familiares através da aplicação, ou mesmo conhecer outros utilizadores por perto baseado em interesses comuns.

Quando se regista na aplicação, ou no site oficial, pode selecionar os países que já visitou, e os principais interesses. Na aplicação, terá as opções Spots, para listar todas as localizações de interesse no perímetro do local onde está, as pessoas, e ainda colocar questões ou responder a dúvidas de outros utilizadores. Se encontrar um local interessante que ainda não esteja listado na aplicação, pode adicionar uma fotografia e descrição, que o sistema de georreferenciação passa a listar na sua base de dados.

Pode fazer o download da aplicação nas versões iOS e Android.

TunnelBear: o urso amigo da sua privacidade

Com a mascote da aplicação vai poder estar online em vários lugares do mundo com mais segurança, ainda que, por vezes, o desempenho da rede possa sofrer um pouco com isso.
A app TunnelBear funciona como uma VPN (Virtual Private Network), ou seja, é uma ferramenta que possibilita que os utilizadores visitem sites do mundo inteiro através de uma ligação segura, privada e remota.

E, numa altura em que a segurança online e a violação de dados pessoais estão nas luzes da ribalta, não será uma má ideia instalar aquela que é considerada uma das melhores aplicações do género.

A TunnelBear oferece uma VPN fácil de instalar e que funciona em cinco dispositivos diferentes, tendo servidores em cerca de 20 países. Depois de instalar a app, tudo o que o utilizador precisa de fazer é criar uma conta, sendo apenas necessário um email e uma password e confirmar o registo.

Quando o utilizador abre pela primeira vez a TunnelBear, é confrontado com um mapa do mundo com alguns detalhes extras, como o facto das árvores mudarem com base no continente ou região que aparece no ecrã. A localização da sua ligação é representada no mapa como uma ovelha que, assim que a VPN é ligada, se transforma num urso.

Entre as suas várias configurações, a app tem uma que alerta o utilizador quando este se liga a um ponto de acesso Wi-Fi inseguro ou que mantém a sua localização privada caso a TunnelBear se desligue momentaneamente.

A ferramenta disponibiliza gratuitamente 500 MB de tráfego, mas pode conseguir mais dados (até 1GB) se tweetar sobre a app. Caso precise de mais tráfego, pode comprar uma assinatura anual com dados ilimitados por 32,99 euros. A app está disponível para Android e iOS.

O trabalho é stressante? Você merece uma pausa e esta app trata de tudo

Por vezes é difícil "desligar" do trabalho, mas a falta de pausas acaba por ser um obstáculo à produtividade. A app Time Out lembra-o quando é preciso fazer um intervalo.
Usar o computador durante horas a fio, sem pausas, tem muitas contra-indicações para a saúde, a criatividade e mesmo a produtividade. Seja a programar, a escrever, a estudar ou a fazer qualquer outro tipo de tarefa, é importante tirar um tempo para respirar, esticar as pernas e recuperar o fôlego.

Para quem se esquece de "intervalar" a Dejal desenvolveu uma aplicação para MacOS que serve como alarme. Os intervalos são adaptáveis e podem ser uma pausa "normal" de 10 minutos em cada hora para se movimentar e relaxar, ou uma "micro" pausa, de 15 segundos em cada 15 minutos. Fica ao seu critério adaptar as pausas às suas necessidades e gostos, quer na frequência quer na duração prevista.

Com a Time Out pode escolher um tema para o ecrã, que aparece na altura certa de fazer o intervalo, ao mesmo tempo que a luminosidade do ecrã é reduzida.

A app pode ser descarregada gratuitamente na App Store da Apple, mas quem quiser pode doar algum dinheiro para apoiar o desenvolvimento.

Quer aprender línguas? A Mondly dá aulas grátis todos os dias no smartphone
 O universo das apps oferece um conjunto apreciável de recursos, que vão do entretenimento à produtividade. Neste caso ficamos mais perto do segundo exemplo, com uma aplicação que ensina mais de 30 idiomas.

A cada uma das suas “aulas”, a Mondly quer ensiná-lo a dizer novas palavras e a aplicá-las em frases e cenários comuns do dia-a-dia. Isso pode ser feito tanto através de lições diárias e tutoriais, que ensinam o básico, como de desafios para fazer com os amigos, onde é possível comparar quem acertou mais perguntas.

Para aprender de forma gratuita há 34 idiomas, nomeadamente os mais tradicionais, como o inglês, espanhol, francês, alemão, mas também norueguês, dinamarquês, sueco, coreano, japonês, chinês, tailandês, grego, romeno ou vietnamita.

O objetivo é que, em apenas alguns minutos, possa começar a memorizar as palavras essenciais, além de formar orações, aprender a falar através de frases e participar em conversas.

A Mondly oferece uma série de exercícios de idiomas para leitura, audição, escrita e fala para explorar, aprimorados com dicionário, conjugador de verbos e tecnologia de reconhecimento de fala avançada, querendo que os seus utilizadores fiquem com a sensação de ter o seu próprio professor de línguas “no bolso”.

Com Brutal Age está a um passo de se tornar no maior líder da pré-história

Neste jogo para smartphones terá de gerir uma tribo de homens das cavernas, desenvolver cidades e reunir exércitos para enfrentar os rivais.
Brutal Age: Horde Invasion é um jogo de estratégia e gestão online que incentiva os jogadores a recolher recursos e desenvolver a sua aldeia. Será necessário obter matérias-primas tais como madeira e materiais preciosos para construir os edifícios, assim como obter comida para desenvolver os exércitos de guerreiros. O objetivo é aumentar o território da aldeia, mas para isso terá de enfrentar outros jogadores para conquistar o espaço.

O jogo apresenta um grafismo colorido, repleto de animações divertidas em estilo “cartoon”, e embora seja uma experiência complexa inicialmente, as informações em forma de tutorial ajudam os utilizadores a ultrapassar as primeiras dificuldades. Tem de ter noção onde vai gastar os recursos disponíveis, dando prioridade à construção de edifícios essenciais para a sobrevivência da tribo, e ao longo do tempo melhorar a sua infraestrutura com diversos extras.

Existem diferentes atividades para melhorar a vida dos simpáticos primitivos, tais como caçar animais selvagens para obter comida ou pescar nos lagos, mas se preferirem, podem reunir os exércitos e pilhar as aldeias inimigas.

O jogo está disponível em versões iOS e Android.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.