O Facebook anunciou que a partir de hoje será possível configurar a autenticação de dois fatores, possibilitando aos utilizadores fazer login em equipamentos móveis iOS e Android através de uma chave de segurança física. Trata-se de um pequeno hardware que oferece uma camada extra de segurança na autenticação das contas.

O recurso, disponível desde 2017 para aceder a contas no desktop, passa assi a ser compatível em todos os sistemas que acedam ao Facebook. Numa altura em que existem cada vez mais ataques de phishing e roubo de credenciais, a empresa recomenda o uso das chaves de segurança, visto serem a proteção mais forte disponível, evitando comprometer a conta, sobretudo se tiver associado a negócios na rede social. É ainda recomendado a grupos que são identificados por atacantes, como políticos, membros do governo, figuras públicas, jornalistas, defensores dos direitos humanos ou as grandes marcas.

O sistema de autenticação de dois fatores é um dos mais seguros, garantindo que seja sempre notificado em alguma tentativa de login feita por terceiros, em equipamentos desconhecidos. Além da habitual palavra-passe, poderá ter que confirmar uma segunda vez que foi o autor da autenticação, através de um código recebido no email ou SMS, ou mesmo um código gerado numa aplicação, como o Authy ou Google Aunthenticator.

A chave de segurança física eleva um pouco mais o patamar da segurança, dispensando o email ou smartphone para o segundo passo. Esta peça é pequena e pode ser adicionada ao seu porta-chaves, por exemplo, notificando-o sempre que alguém tenta aceder, neste caso, à conta do Facebook através de um browser ou smartphone não reconhecido. Chave física que os hackers não têm, obviamente, acesso.

Apesar do Facebook não fabricar ou vender estas chaves, é possível adquirir em lojas de hardware. Estas podem trabalhar via Bluetooth, ou ligadas diretamente no smartphone. Pode configurar a chave nas definições de conta, como pode ver no How to TEK dedicado ao tema.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.