Está um tempo de Primavera neste início de fevereiro, convidando a um bom passeio à beira do mar ou ao campo. Mas nada como abastecer o smartphone com novas aplicações e jogos para passar o tempo. Esta semana conte com uma aplicação para criar selfies artísticas, um tutorial para aprender novas línguas e outra que pode usar para tomar notas ou fazer simples rabiscos. 

No que diz respeito a jogos para se entreter, há uma proposta de puzzles para resolver e outra mais narrativa, uma aventura com uma história envolvente. 

Conheça todas as propostas da semana a fundo.

Crie selfies (mesmo) artísticas com a Art Selfie 2 da Google

A ferramenta de transformação de fotografias que está integrada no Google Arts & Culture foi agora melhorada com a ajuda da inteligência artificial generativa e os resultados são ainda mais artísticos.

A Google já tinha lançado a Art Selfie em 2018 para ajudar os utilizadores a encontrarem os seus gémeos, ou sósias, em retratos e pinturas históricas e agora tem uma nova versão, com a Art Selfie 2, uma atualização que tira partido da inteligência artificial.

A ferramenta, que está integrada na aplicação Google Arts & Culture, permite melhorar a qualidade das selfies e criar novos cenários históricos baseados nos elementos que existem na imagem.

A partir do separador "jogue" pode começar a criar novas imagens, com elementos que foram desenhados no programa Artists in Residence da Google, e aproveitar para descobrir mais sobre cada uma das obras referenciadas.

Veja as imagens 

As pinturas da Renascença, o estilo de cavaleiro medieval ou elementos mais modernos de exploração do espaço ou viagens, como visitar Petra, na Jordânia, ou fazer um safari no parque nacional Serengeti, na Tanzânia, estão à distância de um clique para quem quiser explorar as várias opções.

Veja o vídeo da Google sobre a Art Selfie 2

Dentro da aplicação Google Arts & Culture pode fazer visitas a várias exposições e museus e também experimentar outras ferramentas, como o o Art Remix onde pode usar as suas prompts de IA e descrever a obra que quer ver criada, com um toque mais personalizado.

A app Google Arts & Culture pode ser descarregada da loja Google Play para Android ou da App Store da Apple.


Está a aprender uma nova língua? Na Univerbal há um tutor com IA para o ajudar a praticar

A Univerbal conta com suporte a mais de 20 idiomas e nela poderá praticar através de conversas em tempo real com personagens alimentadas por IA numa variedade de cenários.

Ganhar competências é algo que requer prática e aprender uma nova língua não é uma excepção. Mas se embarcou a solo neste processo, por vezes, pode ser complicado encontrar uma oportunidade para pôr os seus conhecimentos em prática e conversar com alguém que fale o idioma que está a tentar aprender.

A Univerbal foi criada a pensar nestes casos e conta com suporte a mais de 20 idiomas.  Anteriormente chamada Quazel, esta aplicação funciona como um tutor com IA com quem pode praticar novas línguas onde quer que esteja.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Na Univerbal poderá praticar através de conversas em tempo real com personagens alimentadas por IA numa variedade de cenários. As conversas podem ser personalizadas tendo em conta os seus interesses, mas também o nível de conhecimentos numa determinada língua.

O tutor da Univerbal responde às suas dúvidas sobre gramática ou vocabulário, dando-lhe também feedback acerca das áreas em que precisa de melhorar. Depois de cada sessão de treino, o tutor apresenta uma análise personalizada do seu desempenho.

Caso se sinta um pouco perdido, pode utilizar os auxiliares de aprendizagem da app, que apresentam, por exemplo, pistas úteis, além de uma funcionalidade de tradução.

A Univerbal está disponível para Android, a partir da Play Store, e para iOS, através da App Store. Depois de um período de teste gratuito, terá de assinar um dos planos pagos, com preços que começam nos 14,99 euros por um mês, para continuar a usar app.


Lost Lands: Stories of the First Brotherhood é uma aventura relaxante de encontrar objetos escondidos

Resolva puzzles e encontre objetos escondidos no cenário na aventura Lost Lands: Stories of the First Brotherhood.

Com um conceito de jogabilidade simples, mas viciante, os jogos de puzzles para encontrar objetos são cada vez mais apelativos, com histórias envolventes, que dão contexto às ações dos jogadores. Lost Lands: Stories of the First Brotherhood conta a história de uma força que destrói a natureza por onde passa. É organizado um grupo de heróis para fazer frente a esse perigo.

Para avançar nos cenários terá de resolver puzzles e encontrar os objetos perdidos, assim como interagir com personagens. Terá de interrogar personagens para descobrir o paradeiro da entidade misteriosa que está a causar o caos.

Veja na galeria imagens de Lost Lands: Stories of the First Brotherhood:

O jogo permite assistir à narrativa da perspetiva de duas personagens principais, ao mesmo tempo que pode combinar os poderes de cada uma para resolver os puzzles. Os desafios envolver a manipulação de objetos, mas também desafios de lógica.

Pode fazer o download gratuito de Lost Lands: Stories of the First Brotherhood para smartphones Android e iOS.


Pensar, planear e criar: a app Concepts é como ter lápis e papel na mão, só que melhor

A Concepts apresenta-se como uma app transformada num autêntico caderno de rascunhos, onde é possível dar asas à criatividade e transformar ideias em realidade.

Uma tela infinita para explorar ideias e organizar e experimentar conceitos. É desta forma que a app Concepts quer ser vista. Pode fazer anotações, rabiscos e mapas mentais, mas também desenhar storyboards, esboços e designs de produtos.

Baseada em vetores, cada pincelada nesta ferramenta mobile é editável e escalável, o que permite alterar facilmente qualquer elemento de um esboço sem obrigar a redesenhá-lo, garantem os seus criadores.

A Concepts tem lápis, canetas e pincéis que pretendem responder à pressão, inclinação e velocidade realistas, vários tipos de papel, camadas com classificação automática e opacidade ajustável, rodas de cores HSL, RGB e COPIC e barra de ferramentas personalizável.

Clique nas imagens para mais detalhe

É possível desenhar guias, tirar foto no momento e fazer medição, duplicar os trabalhos para facilitar a repetição, arrastar e soltar imagens no ecã, exportar imagens, PDF e vetores para impressão ou feedback rápido entre amigos (e clientes).

A Concepts é gratuita com compras dentro da aplicação. Está disponível tanto para Android como para iOS, respetivamente, a partir da Play Store e da App Store.


Cada escolha conta e em Paths: Beatrice's Adventure uma decisão pode mudar o rumo de uma vida

Paths: Beatrice's Adventure é um jogo de aventura narrativa onde poderá acompanhar a história da protagonista Beatrice, uma adolescente que tenta encontrar sentido na sua vida à medida que lida com relações problemáticas e uma família disfuncional.

Para a protagonista deste jogo, a aventura começa no seu 16º aniversário, numa festa na casa dos avós. A partir daí, terá de decidir que caminho é que Beatrice deve seguir, guiando-a por um vasto conjunto de situações.

As decisões que tomar, mesmo aquelas que parecem banais à primeira vista, podem mudar completamente o desfecho da história. A narrativa do jogo, que se destaca pela inclusão de elementos desenhados à mão, desenrola-se toda através do smartphone da protagonista.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

Ao todo, o jogo conta com 9 capítulos principais e um prólogo. Dependendo das suas decisões, há 10 finais possíveis para cada capítulo, além de 50 conquistas e emblemas para desbloquear.

Paths: Beatrice's Adventure está disponível para Android, através da Play Store, onde o prólogo e o primeiro capítulo podem ser jogados gratuitamente. Para aceder à versão completa do jogo é necessário pagar 2,99 euros. Há também uma versão para iOS, disponível a partir da App Store, com um preço de 3,99 euros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.