Ao longo de 2014 o consumo de aplicações móveis aumentou 76%, os jogos e o entretenimento continuam a fazer mexer as lojas associadas aos principais sistemas operativos para este tipo de plataformas, mas há outras categorias a atrair atenções e a absorver tempo a quem navega no telemóvel.



A tendência de crescimento verifica-se para todas as lojas de aplicações e também se registou um aumento do tempo passado pelos utilizadores a navegar nas categorias que arrumam as aplicações.


A categoria que mais cresceu foi a das aplicações na área das compras e lifestyle, que se assumiu como a mais popular do ano. As apps relacionadas com produtividade e utilities surgem em segundo lugar com um crescimento de 121% no número de sessões iniciadas - o número de vezes que foram utilizadas.


As aplicações sociais, como os serviços de messaging aparecem logo a seguir na lista, que ainda revela um crescimento destacado para as áreas de saúde e fitness ou para o domínio do fitness, de acordo com os dados apurados pela Flurry.


Em relação às áreas que começaram por ter maior sucesso neste universo das aplicações móveis, é notório um abrandamento do crescimento nos números que fazem a análise a 2014, embora se mantenham entre as mais procuradas.


No domínio dos jogos, por exemplo, o número de sessões iniciadas em cada app cresceu 61% em 2013 e no ano passado ficou-se pelos 30%. Na área da música, entretenimento e media, de um crescimento de 79% em 2013 passou-se para um crescimento inferior de 33% em 2014.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico