Entre novidades acabadas de chegar ou aplicações “experientes”, está reunido o conjunto de aplicações Android e iOS para vários gostos e propósitos desta semana.

Consoante a escolha, vai poder ter a realidade à sua frente “à mão de copiar”, mas também filtrar as notificações do smartphone. Veja estas e outras sugestões na lista que apresentamos a seguir.

ClipDrop: realidade “à mão de copiar” com o telefone para depois colar no computador

Chegada recentemente ao universo das apps, a ClipDrop tem vindo a somar adeptos. Sem descurar a utilidade, valerá sempre a pena experimentar e matar a curiosidade, até porque a ClipDrop é gratuita. Embora não muito.

A ClipDrop apresenta-se como a opção mais rápida de “copiar” qualquer coisa em nosso redor, em ambiente real, sejam objetos, pessoas, desenhos ou texto, entre outros, que depois pode ser virtualmente “colado” diretamente no ecrã do computador.

A aplicação permite registar imagens de variadíssimos itens do quotidiano e até mesmo de frases de livros, por exemplo, e importá-los para uma variedade de plataformas, incluindo Photoshop, Google Docs ou PowerPoint.

O procedimento é simples: apontar a câmara do telefone para o “alvo”, enquadrar e clicar para tirar a foto. Depois é “segurar” o registo até ter a plataforma de destino à vista para fazer drop.

A ClipDrop é gratuita embora com um limite de edição de 10 clips. A partir daí a utilização terá de ser paga, havendo por isso compras disponíveis dentro da aplicação. Existe para dispositivos Android e iOS.


Quer tornar-se um “mestre” em Python? Há uma app gratuita onde pode começar a dar os primeiros passos

A Progamiz foi concebida para ajudá-lo a compreender os conceitos essenciais da linguagem de programação Python de uma forma simples e intuitiva, mesmo que não tenha experiência prévia. Para que consolide tudo o que aprendeu nas lições, a app disponibiliza múltiplos exercícios práticos e quizzes.

De acordo com um recente estudo da JetBrains, o nível de utilização de Python tem vindo a crescer significativamente, tendo mesmo ultrapassado o Java na lista de linguagens de programação mais usadas nos últimos 12 meses.

Se o mundo da programação sempre o fascinou e quer aventurar-se pelo mundo de uma das linguagens mais populares, a Progamiz pode ser uma boa aposta, especialmente se prefere um método de aprendizagem mais “on the go”.

A aplicação foi concebida para ajudá-lo a compreender os conceitos essenciais da linguagem de programação de uma forma simples e intuitiva, mesmo que não tenha experiência prévia. Para que consolide tudo o que aprendeu nas lições, a Progamiz disponibiliza múltiplos exercícios práticos e quizzes.

Através do compilador de código, poderá também pôr à prova o seu conhecimento e começar a programar os seus próprios projetos. Para não perder “o fio à meada” e manter-se sempre a par de todo o progresso feito há também um tracker específico.

A aplicação é gratuita e está disponível para Android, na Play Store, e para iOS, na App Store. Através do website da Programiz pode ainda explorar mais cursos gratuitos, incluindo em linguagens como Java, Swift ou C++.


AFK Arena é o jogo de cartas colecionáveis “perfeito” para jogadores sem tempo livre

O sistema único de “farming” permite personalizar uma equipa, subindo de nível sem grande interação dos jogadores.

Se não sabe o que significa a sigla AFK, no inglês, quer dizer “Away From Keyboard”, uma expressão utilizada nos videojogos quando jogador não está presente, mas o jogo requer a sua interação. Por isso, AFK Arena é um RPG com cartas colecionáveis, com um sistema de progressão para quem não tenha muito tempo para jogar, e passa muito tempo “AFK”…

Na prática, o progresso da campanha do jogador é permanente. Só tem de entrar, construir a sua equipa, definir classes de personagens e habilidades para que estas possam continuar a combater, mesmo quando se ausenta do jogo. Os cenários são geridos aleatoriamente, o que significa que há sempre algo novo para explorar. O jogo tem uma direção artística muito agradável, com as personagens e cenários desenhados à mão, incentivando os jogadores no colecionismo de personagens.

Pode também utilizar a sua equipa, composta por cinco guerreiros, e jogar em arenas contra outros jogadores online. Quanto melhor for a sua equipa, mais sucesso terão quando fazem a sua exploração automática, durante a sua ausência. E para cada soldado tombado em combate será substituído por outro, que até pode ser melhor.

Pode fazer o download de AFK Arena gratuitamente em versões iOS e Android.


Em casa e sem planos? Arme-se em "marinheiro" e descubra se é o primeiro a encontrar a ilha neste jogo

Disponível para iOS, no jogo 1sland ganha o primeiro a descobrir a ilha em cada ronda. Para isso, precisa de um barco e de "marinheiros" do outro lado do telemóvel que se aventurem nesta jornada. 

Com a segunda vaga da pandemia de COVID-19, um dos conselhos tem sido ficar em casa e, com o 1sland, cumprir essa “tarefa” numa sexta-feira à noite torna-se mais fácil. A ideia é partir à aventura com os seus amigos, numa competição onde o primeiro a encontrar a ilha ganha.

Sem se molhar, reme para se tornar o melhor marinheiro de todos. À boleia de um barco, o objetivo é ser o mais rápido a chegar à ilha, ronda após ronda. Se isso acontecer, pode, e deve, “enfeitar” a ilha como preferir, para todos saberem que conquistou o pedaço de terra. A pontuação do jogador é atualizada sempre que termina uma série do jogo.

Pela frente terá vários desafios. Não espere uma viagem plena, sem dificuldades ou passagens mais apertadas. Mas, de forma a ser mais dinâmica, a competição mobile conta de forma regular com novos items, nomeadamente com o meio de transporte dos marinheiros: o barco.

A app é grátis e está disponível na App Store.


Filtre as notificações do smartphone para garantir que recebe exatamente as que quer

Personalização das notificações é a palavra chave nesta aplicação, que vai além dos habituais sistemas de ligar e desligar os avisos no smartphone.

Em dias normais, se mantiver todas as notificações ligadas, pode receber largas dezenas de avisos no smartphone, sobre novos emails ou mensagens, notícias, alterações nos jogos, alertas de novos vídeos e séries, entre muitos outros que são desenhados para nos puxar para dentro das aplicações, mas também para não perdermos nada importante.

Por muito útil que sejam, muitas vezes estas notificações são demasiado intrusivas, e não nos permitem "desligar". Há várias ferramentas, incluindo funcionalidades nativas do Android, que ajudam a silenciar as notificações em determinadas horas, só que há o risco de não ver alguma coisa que é mesmo importante.

A Filter Box tem uma solução mais personalizada,  com um sistema de notificação que pode ser gerido de acordo com as necessidades de cada utilizador, escolhendo o que manter e o que desligar, com um conjunto de regras complexas que na verdade são simples de definir.

Os horários de trabalho, a noite e os fins de semana podem ter regras diferentes, mas mesmo dentro de uma determinada aplicação ou serviço pode escolher o que quer receber nas notificações. Pode ter o alerta só quando o telefone está ativo, ou adiar a notificação para uma determinada hora, por exemplo quando começa o dia de trabalho.

E pode sempre ir afinando os critérios, e adicionar um qualquer tipo de notificação à lista dos silenciosos, ou dos importantes.

O histórico permite verificar todas as notificação para poder recuperar alertas e mensagens importantes, mas a aplicação garante que não há riscos para a privacidade, apesar de ter de dar acesso à rede. Pode também adicionar uma proteção por reconhecimento de rosto ou de impressão digital para aceder a estes dados.

A Filter Box está disponível só para Android e a instalação é grátis, mas depois de 30 dias tem de pagar para continuar a utilizar. Pode fazer o download através da loja Google Play.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.