Não há semana que passe sem que a equipa do SAPO TEK experimente dezenas de aplicações móveis para Android e iOS, em smartphones e tablets. Muitas vezes os testes passam pelos equipamentos que estão na redação para análise, mas também pelos telemóveis e tablets pessoais, com novas sugestões ou apps "âncora" que já usamos há muito tempo e que continuam a ser úteis ou interessantes.

Esta semana temos uma mistura das duas coisas: aplicações novinhas em folha e outras que já rodam connosco há algum tempo, e de que até já falámos, mas que merecem destaque individual. É o caso do PUBG Mobile.

Passe pelas sugestões abaixo e veja quais podem ajudar a melhorar o seu dia e a renovar o seu smartphone ou tablet. E depois pode partilhá-las com os amigos.

Poly Artbook é um puzzle a cores com números para ajudá-lo a relaxar

Com jogos de diferentes géneros à disposição, os puzzles destinam-se normalmente a promover momentos mais tranquilos. Este faz por isso, com banda sonora adequada a acompanhar.
Tal como se de um "livro de arte" se tratasse, a intenção é criar um conjunto de imagens bonitas, baseadas em polígonos. Para tal, é preciso ir preenchendo os espaços, encaixando as peças no número correspondente.

A dificuldade não será muita, mas o objetivo é mesmo que os jogadores “desliguem” do cenário em seu redor e descontraiam. Quem quiser um pouco de emoção, pode sempre ativar o modo velocidade, ficando com um tempo limite para terminar o puzzle - e até espreitar a prestação dos amigos.

O Poly Artbook é gratuito e está disponível a partir da Google Play.

Google Fit relançado com nova “roupagem”

Está na hora de revisitar a aplicação Google Fit com a adição de novas funcionalidades para os utilizadores se manterem em forma.
A Google salienta que tem trabalhado em conjunto com associações ligadas à atividade física e a Organização Mundial de Saúde para perceber a ciência por detrás dos exercícios e dessa forma melhorar a sua app para ajudar os utilizadores a otimizarem os seus hábitos. O novo Google Fit foca-se em dois novos objetivos da atividade física: os batimentos cardíacos e os movimentos por minuto.

A nova versão do Google Fit apresenta um sistema de créditos, com os utilizadores a acumularem um ponto por cada minuto de atividade moderada e o dobro para exercícios mais intensos. Por exemplo, acelerar o ritmo enquanto passeia o cão ou em contraste, uma corrida ou uma partida de kickboxing. As recomendações da OMS referem que basta 30 minutos de caminhada rápida em cinco dias da semana para reduzir o risco de doenças cardíacas, melhorar a qualidade de sono e o bem-estar mental.

A aplicação deteta automaticamente diferentes atividades físicas, através do smartphone ou smartwatch, através do acelerómetro e GPS, a intensidade do batimento cardíaco. Mas na app pode reforçar a atividade, seja uma sessão de pilates, remo ou outra.

O sistema regista toda a atividade dos utilizadores ao longo do tempo, listando as conquistas e o progresso para os objetivos estabelecidos. O Google Fit é também compatível com outras aplicações de fitness, tais como o Strava e o Runkeeper, por exemplo.

Pode fazer o download da app para Android na loja digital Play Store.

Ficam ainda duas dicas importantes deixadas pela gigante tecnológica: utilizar as escadas invés dos elevadores, e conversar com amigos durante uma caminhada invés de tomarem um café juntos.

PUBG Mobile: este jogo testa as suas capacidades de sobrevivência em missões de combate

O sucesso do PUBG Mobile está a permitir à aplicação tornar-se um dos jogos mais descarregados nas plataformas iOS e Android. Em menos de quatro meses já conta com mais de 14 milhões de utilizadores por dia.

Baseado no PlayerUnknown’s Battlegrounds, o original Battle Royale para PC e Xbox One, o jogo põe à prova a capacidade de sobrevivência dos utilizadores em missões onde apenas um dos jogadores pode sair vencedor.

Os participantes da missão saltam de paraquedas numa ilha remota, localizando e recolhendo suas próprias armas, veículos e mantimentos, e têm de derrotar todos os jogadores num campo de batalha visualmente e taticamente avançado que força os jogadores a uma movimentarem-se numa zona de jogo cada vez menor.

O desafio entusiasma cada vez mais jogadores e a comunidade está a crescer, contando também com desenvolvimento rápido por parte da Tecent que vai adicionando novas funcionalidades.

O PUBG MOBILE está disponível para download gratuito na App Store e no Google Play.

Vá em passeio até ao Espaço mas sem tirar os pés da Terra

Uma nova aplicação da NASA permite-lhe vestir a pele de astronauta e visitar vários lugares do cosmos.
Talvez uma das respostas mais frequentes à velha questão colocada aquando se é criança acerca do que gostaríamos de ser quando fôssemos “grandes” seja a cobiçada profissão de astronauta, mas são (muito) poucos aqueles que lhe vestem o fato.

No entanto, agora já pode ter um vislumbre de como ficaria a percorrer as galáxias com a aplicação que a NASA lançou para celebrar o aniversário de quinze anos do telescópio Spitzer Space.

Com a NASA Selfie e tal como o nome sugere, o utilizador tira uma foto sua, escolhe o plano de fundo de entre as cerca de 30 imagens captadas ao longo dos anos pelo telescópio e “veste” um fato espacial.

A app, disponível para iOS e para Android, também tem uma vertente didática porque fornece informações sobre a ciência por trás dessas imagens impressionantes.

Labster é um laboratório virtual para simular experiências científicas

Destinado a alunos ou interessados em simular testes científicos, a aplicação Labster transforma o smartphone num poderoso laboratório virtual.

A aplicação Labster para Android é gratuita e contém diversas ferramentas que pode utilizar, mas é através de uma assinatura mensal que os interessados em aprofundar conhecimentos científicos têm acesso ao completo laboratório virtual. Certas universidades nos Estados Unidos até já utilizam a ferramenta em cursos online de biologia.

Os conteúdos da aplicação foram criados por investigadores e professores, especialistas em diferentes áreas, entre eles simulações interativas e conteúdos teóricos para aprofundar conhecimentos. Pode testar-se através de jogos de Quiz e simular técnicas utilizadas nas universidades, assim como utilizar equipamentos representativos da realidade.

Segundo os criadores, a utilização do laboratório virtual Labster está para os cientistas, como os simuladores de voo estão na preparação dos pilotos para voar.

Dentro deste contexto, a Google fez uma parceria com a Labster para criar 30 laboratórios em realidade virtual para o seu sistema Daydream. O objetivo é oferecer aos alunos mais tempo de laboratório e desta forma combater a falta de orçamento para equipar as escolas ou mesmo resolver o fator da distância de alguns estudantes às suas universidades.

Entre as atividades previstas, as simulações em realidade virtual centram-se na fisiologia dos animais, ecologia e biologia molecular. Diversas universidades norte-americanas e europeias estão interessadas no sistema, como refere a Google no seu comunicado.

Através do sistema Daydream da Google ou o Lenovo Mirage Solo, os estudantes podem simular diversas coisas sem a necessidade da sua presença no laboratório, tais como examinar organismos ao microscópio ou fazer sequências de ADN.

Partilhe as suas apps favoritas com os amigos

É natural ir encontrando aplicações que considere serem interessantes para um ou outro amigo. A Share Apps é uma forma de as “enviar” rapidamente. 

Disponível para Android, a aplicação facilita a partilha de links e de APKs via email, Facebook, Dropbox, Google Drive, entre outros. Também funciona através de Bluetooth, para facilitar a transferência quando não há ligação à internet.

É possível enviar diretamente o APK ou o link para a página da aplicação na Play Store.

A Share Apps mostra as aplicações que tem instaladas no telefone numa lista. Pode selecionar apenas uma ou várias aplicações ao mesmo tempo para partilhar.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.