Quem nunca aproveitou um tempo livre para se entreter com jogos no seu smartphone ou tablet? Esta semana a equipa do SAPO TEK procurou novas opções para quem gosta de jogar e tem até uma sugestão de uma app que arranja amigos com quem partihar experiências e dicas.

Passe pelas sugestões abaixo e conheça também a app que gere a área de transferências do smartphone e uma aplicação desenvolvida por investigadores para reportar o lixo na praia.

Gostava de ter companhia para jogar? A app GameTree arranja

“Nunca mais jogue sozinho” é o mote desta aplicação, que na base funciona como uma espécie de rede social para gamers.

A GameTree quer juntar pessoas com interesses semelhantes, neste caso gamers, para que possam trocar experiências e dicas. Ou ter "companhia".

Para participar nesta rede social terá de se registar – podendo usar a conta do Facebook ou da Steam, por exemplo. Partilhando os jogos que mais gosta, a app mostra-lhe outros utilizadores com interesses idênticos aos seus.

Desta forma a sua rede de amigos gamers cresce, assim como a possibilidade de encontrar o par ideal para formar aquela “equipa de sonho”.

A GameTree alega ter a maior lista de jogos do mundo, “mais de 200 mil e a aumentar todos os dias”. A aplicação é gratuita e tem versão para Android, iOS e também Web.

XCom: Enemy Within: a estratégia por turnos na palma da mão

O clássico jogo de estratégia por turnos chega aos dispositivos Android, com mais missões, mapas, inimigos e soldados.

Antes de existirem jogos como Football Manager ou World of Warcraft que colocavam o fim a relações, a clássica série XCom já ocupava o tempo livre dos jogadores, dentro da filosofia “só mais um turno…” e passavam-se horas até desligar o jogo. Tal como os clássicos, as versões para smartphones colocam o jogador à frente de uma organização de defesa do planeta contra uma invasão de extraterrestres.

Deverá formar equipas de soldados, enviá-los para missões nos diversos pontos do globo, onde os aliens atacaram, não só para eliminar o perigo da sua presença, como recolher a sua tecnologia e até os cadáveres para investigação. A partir daí pesquisa-se novas armas, acessórios e tecnologia para tornar a equipa de operacionais ainda mais eficazes nas suas missões.

Os combates mantêm-se por turnos, tal como nas versões PC e consolas, o que significa que deve dar instruções de deslocação e ataque na grelha de passos possíveis na sua vez. Cada raça alien tem um comportamento distinto, assim como formas de se deslocar e atacar, sendo necessário estudar muito bem os abrigos no cenário, deixando os soldados protegidos no final do turno.

Pode fazer o download do jogo, por 5,49 euros, nas versões iOS e Android.

PortClip vai guardar tudo o que copiar no seu smartphone. E fazer sugestões

Nesta app tem um gestor dos seus copy/paste. Para guardar na nuvem ou “localmente”.

A PortClip é uma ferramenta de gestão da área de transferência, ajudando numa tarefa nem sempre intuitiva na maioria dos telefones.

A aplicação permite guardar links, textos e outros conteúdos, sem limite e em tempo real, na nuvem, para acesso a partir de qualquer outro dispositivo, ou na app, localmente.

De acordo com os seus criadores, a PortClip também é inteligente, entendendo o contexto daquilo que está a ser copiado, para dar sugestões de abertura de links, marcar o número para fazer uma chamada, etc.

A ferramenta é gratuita e está disponível para Android. Além da versão mobile, a PortClip também existe como web app e como extensão Chrome.

Encontrou lixo na praia? Pode usar esta app para o pôr no mapa e forçar a limpeza

A plataforma foi anunciada hoje e resulta de um projeto de ciência-cidadã promovido por investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A plataforma permite contabilizar e mapear os lixo marinho encontrado nas praias portuguesas, sensibilizando a população para a preservação dos oceanos e alertando as autoridades competentes para a limpeza necessária.

Através do site pode fazer o registo e começar a participar, fazendo a contagem do lixo, mas também verificar as estatísticas de lixo encontrado por outros utilizadores. A contagem simples, composta por 20 itens – representando os materiais e resíduos que mais se registam nas praias de Portugal –, indicará as tendências dos tipos de lixo ao longo do tempo. A contagem científica, dirigida a investigadores/técnicos especializados, inclui uma lista mais alargada de tipos de lixo marinho e poderá ser útil às entidades responsáveis pelas monitorizações nacionais e internacionais deste tipo de poluição.

Os plásticos são a principal praga que assola os mares e, em média,  8 milhões de toneladas de lixo vão parar aos oceanos e as tendências indicam um aumento destas projeções, como salienta a  coordenadora da plataforma lixo marinho.

A plataforma está acessível no browser mas também no facebook e instagram e foi desenvolvida por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em parceria com a Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM).

O Cubes Puzzle não tem nada que enganar: é só juntar peças de cor igual

Alinhe os cubos pedidos no número de movimentos limite e passe ao nível seguinte.
O objetivo  no Cubes Puzzle é ir juntando peças da mesma cor ou idênticas, para que desapareçam e o jogador vá somando pontos. Quantas mais peças reunir, mais ”fatura”.

A ideia não é original, mas o resultado final é bastante agradável, até pela mistura de várias dinâmicas, que costumam estar associadas a outro tipo de jogos.

Há mais de 1.000 níveis para ultrapassar e algumas ferramentas especiais que podem ajudar a fazê-lo de forma mais rápida (ou no número limite de jogadas) .

O Cubes Puzzle é gratuito e, praticamente, acaba de chegar à Play Store. Funciona com Android 5.1 ou superior.

Tribunal+: a aplicação que o informa sobre a atividade dentro dos tribunais

Com esta app poderá acompanhar em tempo real os processos sobre atendimento nas secretarias, melhorando a conveniência dos cidadãos.

O Governo lançou a aplicação para web Tribunal+ que permite aceder, a partir de qualquer smartphone ou tablet e em tempo real, às informações das atividades dos tribunais. Seja o atendimento nas secretarias ou o estado das diligências, poderá seguir os trabalhos em 28 tribunais espalhados pelo território nacional.

A introdução da web app faz parte das medidas de iniciativa de modernização da Justiça, que integra diferentes dimensões do atendimento, a organização das secretarias e a gestão dos tribunais, com abrangência de todo o país. Através da aplicação, os cidadãos poderão aceder, de forma antecipada, à atividade dentro dos tribunais, aumentando a conveniência e informação.

tek tribunal

Há 28 tribunais visados nesta iniciativa,  mas até ao final do primeiro semestre a aplicação vai chegar a 50 tribunais, abrangendo todas as comarcas e tribunais de média e grande dimensão. A iniciativa faz parte do Plano de Ação Justiça mais próxima e o programa Simplex+.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.