Os dados constam de um estudo da Sensor Tower e estimam que, até final do ano, a loja de aplicações da Apple gere receitas de 85,1 mil milhões de dólares. Os mesmos cálculos para a Play Store, apontam uma receita provável na ordem dos 47,9 mil milhões de dólares. Ainda assim, e a confirmarem-se as contas, este ano a Play Store conseguiu aumentar mais a receita que a Apple. Na loja oficial da Google as receitas vão crescer 23,5%, na App Store 17,7%.

Estes números têm em conta as compras in-app, serviços premium e subscrições pagas. Considerados em conjunto, os valores que as duas lojas devem faturar este ano, cerca de 133 mil milhões de dólares, traduzem um crescimento de 19,7% face ao ano anterior.

Por aplicações, o TikTok continua a liderar no número de downloads. Entre janeiro e novembro, a aplicação rendeu 2 mil milhões de dólares e até final do ano deve chegar aos 2,8 mil milhões. Desde que existe, o TikTok já faturou mais de 3 mil milhões de dólares. No universo Google Play, no entanto, a liderança das apps mais rentáveis vai para o Google One, que ao longo deste ano conseguiu aumentar a receita em 123%, para mil milhões de dólares.

A Sensor Tower destaca que 2021 foi já um ano de ajuste em relação ao crescimento verificado em 2020, devido ao confinamento. Isso reflete-se, por exemplo, no número de novas instalações de apps e jogos nas duas plataformas móveis, que cresceu apenas 0,5% ao longo do ano, para 143,6 mil milhões. Neste “campeonato” a vitória continua a ser do TikTok, que foi a app mais descarregada no conjunto das duas lojas e na App Store. No Google Play, a liderança vai para o Facebook.

Nos jogos, os dados compilados pela Sensor Tower mostram que a receita acumulada em 2021 continuou a crescer, para 89,6 mil milhões de dólares, mais 12,6% que o valor alcançado no ano passado. Também aqui o ritmo de crescimento abrandou mas, ainda assim, os jogos continuam a representar 67,4% de todas as compras in-app.