
As conclusões são de um estudo encomendado por uma associação norte-americana de direitos de privacidade (MEF) e realizado pela AVG. Segundo a pesquisa, 28% das 100 aplicações mais descarregadas através do Google Play e da App Store, da Apple, não disponibilizam uma política de privacidade que informe os utilizadores relativamente ao tratamento dos seus dados pessoais.
Os mesmos números mostram que apenas 55% das apps com esta informação detalhada permitem a sua consulta na íntegra antes de o utilizador avançar com o download. Quase metade das apps analisadas só permite o acesso a esta informação após o download da aplicação, quando o software já está instalado no dispositivo.
O estudo também apurou que, em média, a informação sobre políticas de privacidade soma 3.068 palavras, que levarão cerca de 12 minutos para ser lidas. Mas há textos mais extensos e que exigem mais tempo para serem lidos na totalidade.
O mais longo soma mais de 8 mil palavras que precisam de mais de meia hora para serem lidas, tendo em conta os estudos que afirmam que um adulto lê cerca de 250 palavras por minuto.
A associação que promove a pesquisa sublinha que também foram apurados dados relativamente à importância atribuída pelos americanos ao destino dos seus dados pessoais quando utilizam serviços online. Em resposta à questão 70% dos inquiridos garantiram que ter informação precisa sobre a forma como a sua informação pessoal é acedida e partilhada é muito importante.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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