Mesmo que já tenha quase toda a memória do smartphone ou do tablet ocupada com "ziliões" de aplicações, vai certamente precisar de libertar algum espaço para as apps que testámos esta semana, e que trazem sugestões para todos os gostos.

Jogos e aventuras não foram esquecidas, assim como aplicações utilitárias para gerir os apontamentos e a comunicação, mas também há uma aplicação especial para quem gosta de andar "de nariz no ar" e olhar o céu.

Siga pelas próximas páginas e descubra as aplicações que reunimos para si. Vai ver que vale a pena.

 

Oceanhorn: uma aventura em 3D a fazer lembrar The Legend of Zelda

O jogo é denunciadamente inspirado no franchise da Nintendo e oferece uma consistência, entre gráficos e jogabilidade, difícil de encontrar nestas plataformas. 

Os smartphones não são, regra geral, considerados enquanto sistemas de jogo, mas depois da introdução de títulos como este nas lojas de aplicações, é provável que a designação volte a ser considerada.

Inspirado em The Legend of Zelda, Oceanhorn: Monster of Uncharted Seas apresenta-se enquanto um jogo de aventura que exibe uma consistência, entre gráficos e jogabilidade, difícil de encontrar nestas plataformas.

Em jogo, o utilizador é obrigado a explorar um arquipélago onde cada ilha apresenta uma série de puzzles e inimigos para derrotar com um certame de armas que se estende entre o escudo e a espada, a magia, o arco e a flecha e um conjunto de outros objetos acessórios que vão podendo ser utilizados à medida que vão surgindo no mapa. O objetivo final, pode ler-se na página do jogo, é "desvendar os mistérios envolvendo o antigo reino de Arcádia e o monstro marítimo Oceanhorn".


O jogo foi desenvolvido pelo estúdio independente Cornfox & Bros. que promete ainda 10 horas de jogabilidade.

Oceanhorn pode ser jogado offline e está disponível para Android e iOS por 5,99 euros. No Android, os primeiros minutos são gratuitos.

Siga para a página seguinte e veja a próxima app

Drupe: contactos e apps de comunicação num só toque

Esta aplicação para Android permite escolher um contacto da lista telefónica e entrar em comunicação com ele, arrastando-o, muito simplesmente, para selecionar o serviço que deseja usar para estabelecer a comunicação.

Quem nunca se sentiu frustrado com o facto de um contacto na lista telefónica do smartphone não integrar todos os serviços e plataformas através dos quais o podemos alcançar?

Pois bem, a Drupe é uma app que permite fazer isso mesmo. Com apenas um toque, aparecem os contactos no lado esquerdo do telemóvel, enquanto do lado direto surgem as aplicações instaladas no dispositivo e que podem ser usadas para comunicações.

Basta arrastar o contacto para cima da app que se pretende usar (Messenger, WhatsApp, Skype, ect) e falar.

A Drupe está apenas disponível para Android. Mas mesmo que seja iOS, vale a pena experimentar.

Siga para a página seguinte e veja a próxima app

Mais uma app para tomar notas no telemóvel? Esta tem um toque especial

Não faltam aplicações para ajudar quem precisa de tomar notas no telemóvel, mas hoje propomos uma especial "made in Itália".

A aplicação chama-se Bear e foi uma das surpresas de 2016, tudo porque embora seja semelhante a outras apps de notas, como a Evernote, o interface é simpels e intuitivo, e acabou por chamar à atenção da Apple que a designou como uma das melhores de 2016.

Para além do sistema de reconhecimento inteligente de elementos como links e moradas ou telefones, a Bear permite sincronização com vários dispositivos e exporta em vários formatos, desde HTML a PDF, DOCX e JPEG, entre outros.

A app só está disponível para dispositivos iOS e pode ser descarregada gratuitamente, mas a versão pro tem uma assinatura paga que custa 1,49 dólares por mês.

Siga para a página seguinte e veja a próxima app

Nova app da Google põe os mais novos a contarem estórias animadas

Diz a gigante da internet que a nova aplicação é “quase como um teatro de marionetas digital”. Aqui no TeK já experimentámos e não podíamos concordar mais com a analogia.

Chama-se Toontastic 3D e é o mais recente projeto lançado pela Google com a intenção de promover as ferramentas tecnológicas entre os mais novos. Pede-se essencialmente imaginação, porque “o resto” está lá.

A app incentiva a que as crianças contem, animem ou mesmo desenhem as suas próprias estórias e demais aventuras e, porque não, trabalhos escolares. Para tal, têm ao dispor vários cenários e diferentes personagens relacionados com esses ambientes.

Logo de início é pedido que escolham entre três tipos de estórias: a Short Story, com três partes, a Classic Story, com cinco, e o Science Report, para os trabalhos escolares, também com cinco.

O passo imediato é a seleção de um dos oito cenários disponíveis - do fundo do oceano ao espaço, entre barcos piratas ou exploradores aéreos - e dos protagonistas da história que vão aparecer associados no momento seguinte - ou outros de outros “ambientes”. A escolha cabe sempre ao realizador da estória. Aliás, é sempre possível desenhar cenários e personagens por sua “conta e risco”.

Nesta altura está tudo pronto para começarem as "gravações", com a animação das personagens e respetiva locução. No final é possível juntar, ou não, música, escolhendo entre algumas bandas sonoras disponíveis.

De referir que a Toontastic 3D deriva da versão original Toontastic, lançada em 2011. A nova app é gratuita, existe para Android e, se tem crianças “por perto”, vale com certeza o espaço que vai ocupar no telefone ou tablet. 

Siga para a página seguinte e veja a próxima app

Lifesum: uma app para quem o bem-estar físico é um “must”

Manter a forma não se trata apenas de exercitar o corpo e beber muita água, mas também de tomar decisões alimentares informadas.

A Lifesum funciona como uma espécie de “inventário” dos seus hábitos, tanto ao nível alimentar como acerca da atividade física praticada.

Quase um mês depois do Natal, está na altura de começar a pensar em “queimar” as fatias douradas, os sonhos e as filhoses que se comeram e dar início ao ritual “pré-verão” já no ínício do ano.

Esta app vai ajudá-lo a não fugir aos objetivos que pretende atingir, monitorizando os alimentos ingeridos, a quantidade de água bebida, e até lhe diz – consoante o seu progresso – quanto tempo deverá levar até alcançar a meta definida.

A Lifesum está disponível para Android e iOS.

Siga para a página seguinte e veja a próxima app

E que tal reservar tempo para olhar para o céu esta noite?

A Sky Events é um inventário de todos os acontecimentos astronómicos que vai poder avistar até 2067. Quem sabe se, esta noite, não há uma chuva de meteoros mesmo a acontecer por cima da sua cabeça?

Quase como se de um almanaque astronómico se tratasse, a Sky Events surge como uma aplicação que lhe permite conhecer os acontecimentos espaciais que aconteceram, que acontecem e que vão acontecer mesmo por cima da sua cabeça.

Com uma linha cronológica compreendida entre 1968 e o distante ano de 2067, a app, que ainda só está disponível para Android, contém informações relativas a eclipses, fases lunares, solstícios, chuvas de meteoritos, avistamentos planetários, equinócios e outros eventos espaciais que podem ser avistados da sua posição geográfica.

A integração desta app com o Google Calendar permite ainda o registo de cada um destes eventos nos seus afazeres diários para que não perca a oportunidade de avistar um fenómeno astronómico que pode nunca mais acontecer durante a sua vida.

A Sky Events é gratuita e pode ser descarregada através deste link.

 

Terminada a ronda, já decidiu quais as apps a instalar? A partir de amanhã temos novas sugetsões bem fresquinhas :)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.