A Alitheon é uma empresa que desenvolve aplicações e que alega ter criado uma app que é capaz de identificar produtos falsificados. O software, que funciona com base em modelos de inteligência artificial, foi desenvolvido para entregar diagnósticos precisos com base em fotografias e consegue fazê-lo com uma série de diferentes artigos.
Na apresentação da app, a tecnológica sublinha a pertinência da solução. "Imagine que acaba de trocar as pastilhas dos travões do seu automóvel, que comprou uma placa de circuitos, um metal precioso ou um cromo de coleção. Tem a certeza que o produto é exatamente o que pensa? Será que é o que devia ser? E qual seria a consequência de não ser legítimo?".
A contrafação deu azo a um mercado paralelo que, atualmente, gera cerca de 2,3 biliões de dólares por ano, mas a Alitheon acredita que esta ferramenta é poderosa o suficiente para evitar que seja enganado.
Veja na vídeo o processo:
"Com a ajuda de uma foto, a FeaturePrint Optical AI 'vê' e converte os detalhes físicos e exclusivos do produto numa espécie de identidade matemática", explica. Esta identidade, denominada por Feature Print, consiste numa série de números que caracteriza os traços distintivos de um dado artigo e não os que o tornam semelhante aos seus congéneres. Isto porque a app trabalha para confirmar objetos em particular e não a sua categoria ou gama. "Não há dois objetos iguais, independentemente de terem saído da mesma linha de produção", lê-se no site da empresa.
A app substitui códigos de barras, códigos QR e etiquetas RFID que podem facilmente cair, ser removidas ou também elas alvo de contrafação. Daí que a app não esteja disponível para qualquer utilizador. Trata-se de um software empresarial que só pode ser obtido diretamente com a Alitheon.
Atualmente, a FeaturePrint está já a ser utilizada pela London Bullion Market Association que recorre ao software para identificar e autenticar as suas barras de ouro. A empresa acredita que esta é uma forma fiável de garantir que os seus produtos são legítimos e que provêm de fontes éticas.
"Cada FeaturePrint é única [...] mesmo quando dois produtos parecem idênticos a olho nu", reforça a Alitheon. "A FeaturePrint está para um produto físico como uma impressão digital está para uma pessoa", remata.
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