Quando está em frente a um computador é fácil partilhar um link no Facebook: copia-se o URL de um lado, cola-se do outro. Mas em ambiente mobile apesar de a lógica ser a mesma, a verdade é que acaba por não ser uma ação tão simples de realizar.

Para facilitar esta tarefa, o Facebook está a testar uma nova ferramenta de pesquisa nas aplicações móveis. É um botão que permite escrever algumas palavras-chave e que vai sugerindo artigos relacionados com essa temática.

Se escrevesse por exemplo “iPhone 6” ou “Galaxy S6” iria surgir uma lista com os artigos mais recentes relacionados com os smartphones, bastando depois escolher qual a notícia que prefere partilhar com a sua rede de contactos.

O Facebook já confirmou ao TechCrunch que está a testar esta funcionalidade com alguns utilizadores do iOS, sendo que a nova ferramenta de pesquisa e partilha só está para já disponível nos EUA.

Uma das partes mais interessantes desta nova funcionalidade é que o sistema de pesquisa do Facebook tem por base dados próprios e não de serviços externos como o Google Search. Quer isto dizer que além de poder estar a retirar algum tráfego à gigante rival, o Facebook está a criar ainda mais condições para que os utilizadores tenham que sair da plataforma para encontrar conteúdos.

Recorda-se que o Facebook também tem tido um grande crescimento no mercado dos vídeos online, um segmento onde o Google também tem sido dominante através do YouTube.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico