As mensagens colocadas no Twitter sempre foram públicas, permitindo a qualquer utilizador, seguidor ou não, de responder. A rede social quer agora dar mais controlo aos seus utilizadores, transformando o seu tweet num espaço seu. Para isso adicionou novas definições para que possa limitar os tópicos de conversa a alguns utilizadores.

Introduzido inicialmente a um grupo para teste, esta nova funcionalidade está agora disponível para todos, nas versões browser, iOS e Android. E é muito simples de utilizar. Quando escreve uma mensagem no Twitter, antes de a publicar, pode definir quem pode responder em três opções: Todos (que é a definição por defeito e como sempre funcionou); apenas pessoas que segue; ou apenas as pessoas que mencionou no tópico.

A terceira opção serve mesmo para criar um tópico de discussão com apenas as pessoas que define e menciona quando elabora a conversa. Ao passo que a segunda limita mesmo à sua esfera de amigos, ou pelo menos, às pessoas que segue. Estas duas novas opções são marcadas, fazendo com que o botão de resposta fique a cinzento para quem não está autorizado a fazer.

No entanto, mesmo que não possam responder diretamente ao tweet, os restantes utilizadores podem ler a mensagem, assim como fazer retweet, com comentário, partilhar e deixar “coração” na mesma.

O Twitter refere que desde os testes em maio, estas novas funcionalidades têm sido utilizadas para organizar entrevistas e painéis, assim como partilhas mais pessoais ou mesmo para fazer anúncios. Estas novas definições ajudam os utilizadores a sentirem-se mais seguras na partilha, sem o medo de alguma censura ou mesmo ataques de “trolls”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.