
A Google já lançou a versão beta do Chrome 81 para Android, Linux, Mac e Windows e uma das maiores mudanças é que esta traz suporte para WebXR e realidade aumentada baseada em web.
Isto significa que os programadores têm agora uma forma fácil de oferecer experiências em realidade aumentada para as plataformas móveis, sem que, para isso, tenham de recorrer a apps dedicadas ou de construir, de raiz, plataformas inteiras que as suportem.
Importa também sublinhar que este novo Chrome vai suportar interações via NFC, mais uma vez, sem a ajuda de qualquer app externa que o viabilize.
Imagine-se, por exemplo, num museu, onde cada peça conta com um beacon, onde pode encostar o telefone e receber contexto adicional sobre o que está a ver. Este tipo de interação já é possível, mas, até hoje, requeria um tipo de software especial que a permitisse. Agora, torna-se fazível apenas com a ajuda de um browser.
O Chrome 81 vai trazer também alguns desenvolvimentos ao nível da segurança. Esta versão do browser deixará de suportar os protocolos TLS 1.0 e 1.1, que ainda asseguravam a navegação em alguns portais HTTPS. Doravante, qualquer site que mantenha estas versões ativas será identificado como sendo inseguro.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Assuma o papel de um diretor da prisão de alta segurança em Lands of Jail -
Site do dia
Organize o fluxo de trabalho da equipa com o Monday.com -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários