A Nintendo aproveitou a recente apresentação de resultados financeiros relativos ao último ano fiscal para apresentar o seu novo presidente, Shuntaro Furukawa, membro do quadro de acionistas. O cargo estava a ser preenchido temporariamente por Tatsumi Kimishima, após o falecimento repentino de Satoru Iwata em 2015.

À boleia dos excelentes resultados de 2017, muito devido ao sucesso da nova consola Switch e a venda de jogos para a plataforma, Shuntaro Furukawa já tem uma estratégia delineada para futuro próximo da Nintendo. E essa passa pelo investimento na produção de videojogos para as plataformas mobile, ou seja, smartphones.

A empresa já saboreou o sucesso dos primeiros títulos lançados, como Pokémon GO – que se tornou um fenómeno mundial, Mario Run produzido com a supervisão do seu criador Shigeru Miyamoto, e Fire Emblem: Heroes, um jogo de estratégia por turnos inspirado numa longa série das consolas. Foram lançados outros títulos como Miitomo e Animal Crossing: Pocket Camp, jogos que no geral serviram para a Nintendo apalpar terreno, testando os modelos de negócio e a reação do seu público.

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Aos 46 anos, o novo presidente dá sinais de sangue novo na empresa centenária, confiante por uma mudança de paradigma, talhando o caminho para o lucrativo mercado de jogos para smartphones. Segundo Shuntaro Furukawa mencionou numa recente entrevista, o mercado mobile é onde mais deseja expandir-se.

O primeiro jogo que a Nintendo vai lançar, sob a visão do novo executivo, é Dragalia Lost previsto para o Verão. Trata-se de um RPG com uma estética japonesa, produzido pela Cygames, assente num modelo de negócio free-to-play. Sabe-se ainda que Mario Kart Tour vai chegar em breve aos smartphones.

Olhando para o extenso catálogo da Nintendo não será difícil prever a quantidade de títulos adaptáveis aos dispositivos mobile, tendo em conta os jogos conhecidos das suas portáteis DS e 3DS.