
Em 2026 o número de utilizadores de digital wallets em todo o mundo deve ascender 5,2 mil milhões, de acordo com dados da Juniper Networks. Este ano calcula-se que 3,4 mil milhões de pessoas já usem carteiras digitais, número que representará um crescimento de 53%, face ao ano passado.
A contribuir para acelerar o nível de utilização das digital wallets vão estar as superapps, que vão impulsionar o consumo destes serviços sobretudo em países em vias de desenvolvimento, onde os pagamentos em dinheiro ainda dominam, antecipa a consultora.
As superapp são aplicações multipropósito que permitem integrar pagamentos digitais e outros serviços, como comércio eletrónico, ou serviços de gestão de finanças pessoais.
Nesse universo de países, o estudo destaca três: Filipinas, Tailândia e Vietname, onde a utilização deste tipo de plataformas deve crescer significativamente nos próximos quatro anos, até atingir uma penetração de 75% da população. O acesso de uma fatia cada vez maior das populações locais a internet e serviços móveis vai acelerar o comércio eletrónico e a utilização de digital wallets, integradas nas já referidas super aplicações.
"Estes mercados em rápido crescimento representam uma oportunidade significativa para as empresas com carteiras digitais, mas estas devem trabalhar inteligentemente para maximizar a sua posição”, sublinha Damla Sat. Como também refere o coautor do estudo, num cenário de grande concorrência, onde vão existir cada vez mais opções de carteiras digitais, quem fornece estes serviços terá de saber diferenciá-los, com atrativos extra.
Essa diferenciação pode ser feita com recurso a machine learning, para obter e analisar dados das transações realizadas e ajudar os consumidores a conhecerem melhor as suas despesas e a gerirem de forma mais eficaz os seus orçamentos.
A tecnologia de pagamento mais popular em 2026, no pagamento através de digital wallets, vai ser o QR Code, que ajudará a assegurar 40% das transações, cerca de 380 mil milhões.
Num White Paper divulgado em abril, a Juniper Networks tinha também calculado o valor das transações realizadas a partir de digital wallets este ano e em 2026. Concluiu que este ano o valor deve rondar os 7,5 biliões de dólares e em 2026 os 12 biliões de dólares, com as empresas que operam nesta área a reforçarem cada vez mais a aposta em serviços complementares, como a possibilidade de comprar agora e pagar mais tarde, ou o suporte para transações ou investimentos em criptomoedas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários