Não há dúvida de que Mark Zuckeberg decidiu atalhar na inovação do Facebook e das outras aplicações que que lhe pertencem. Pelo menos nos últimos meses. De acordo com o Engadget, que esta terça-feira reuniu um conjunto de funcionalidades recentemente integradas no Instagram, WhatsApp, Messenger e no próprio Facebook, estas quatro aplicações têm hoje muito de Snapchat e cada vez menos de si próprias.

A mímica de que a aplicação de Evan Spiegel tem sido alvo iniciou-se com a adição das Stories ao Instagram. Neste caso, o famoso sistema de partilha de imagens e vídeos autodestrutivos que popularizou o Snapchat, adotou apenas um novo nome e uma interface adaptada à linha estética vigente na app. Depois seguiu-se a introdução no WhatsApp e no Messenger, onde a funcionalidade foi também implementada da mesma forma. E agora, depois de ter sido testada em janeiro, é a vez do Facebook se juntar ao grupo com tudo aquilo que o sistema compreende, incluindo uma câmara com filtros, efeitos e máscaras.

Neste último caso, as Stories não serão reproduzidas na versão desktop da rede social. E na app, serão tão fáceis de utilizar quanto nas restantes aplicações.

Assim que abrir o Facebook, vai surgir, logo abaixo da barra de pesquisa e das principais secções (pedidos de amizade, notificações, newsfeed, menu) um novo espaço que se divide entre o "Privado" e as Stories dos seus contactos. No "Privado", é possível partilhar fotos e vídeos autodestrutivos diretamente com os contactos que selecionar. Para isso, basta clicar em "Enviar Foto/Vídeo", registar o momento, decorar com as máscaras, os filtros e as frases que desejar e enviar.

Para colocar um fotografia ou um vídeo disponível para todos os seus amigos do Facebook, terá de adicionar o conteúdo diretamente do newsfeed onde diz "A tua história".

Se clicar nas Stories dos seus contactos vai poder ver os conteúdos publicados por eles nesta secção e navegar entre imagens e vídeos através de cliques à direita (prosseguir) e à esquerda (retroceder) do ecrã. Se quiser responder diretamente à publicação de uma pessoa, também o poderá fazer através da opção que surge no rodapé de cada conteúdo. E também pode dar um olhinho na sua história. Ao assistir aos seu conteúdos publicados, o Facebook dá-lhe ainda informações adicionais relativamente ao número de pessoas que visualizaram cada um dos seus posts.

"Aquilo a que temos assistido é que a forma como as pessoas criam conteúdos está a mudar, do texto para as fotografias e para os vídeos. [...] Temos tentado atualizar a aplicação para a deixar mais centrada na forma como as pessoas se comportam e criam conteúdos. E isso vai começar com a câmara", justificou Connor Hayes, um dos gestores de produto do Facebook. "A câmara coloca os conteúdos visuais no coração da experiência que as pessoas têm no Facebook".