Há oito representantes portugueses na competição WSA-mobile, uma iniciativa realizada pela Organização das Nações Unidas e que distingue as melhores aplicações desenvolvidas a nível mundial. Ao todo são oito as categorias a concurso e Portugal vai estar representado em todas.



Fica a lista de categorias com as aplicações portuguesas a concurso e com as empresas responsáveis:



- aplicação para Negócio e Comércio: Mobizy, da Tekever

- aplicação para Governo e Participação: eMed, do Infarmed

- aplicação para Aprendizagem e Educação: Kiwaka, da Landka

- aplicação para Entretenimento e Lifestyle: Party Game

- aplicação para Turismo e Cultura: Rota do Românico, da InfoPortugal

- aplicação para Media e Notícias: Expresso Diário, iOS e Android, da Impresa

- aplicação para Ambiente e Saúde: Dador, da Fundação Vodafone Portugal

- aplicação para Inclusão e Empoderamento: ColorAdd, desenvolvida por Rui Seiça, Rui Cardoso e Marta Lisboa, utilizando o código de cores inventado por Miguel Neiva



As aplicações foram escolhidas por um painel de especialistas em parceria com a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Consumo.



No concurso internacional serão distinguida cinco aplicações por categoria, num total de 40 aplicações premiadas. Ao todo participam 170 países.



Nos últimos anos Portugal tem trazido para casa pelo menos uma distinção: em 2013 venceu o projeto True-Kare na categoria de Ambiente e Saúde eletrónica; em 2012 foi distinguido nas categorias mobile de Aprendizagem e Educação, com a app Back in Time, e de Inclusão e Empoderamento, com a app AlzNav.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico