A Google tem novos planos para expandir as funcionalidades de privacidade e segurança dos seus serviços. Entre as novidades recém-anunciadas pela gigante de Mountain View encontra-se a possibilidade de criar pastas privadas nas versões para Android e iOS do Google Photos.

A funcionalidade das pastas privadas começou por ser implementada pela empresa em maio, logo após a edição de 2021 do Google I/O, apenas em smartphones Pixel. Agora, a empresa revela que a novidade vai chegar em breve ao Google Photos para Android e em 2022 para a versão destinada a smartphones da Apple.

Tal como o seu nome indica, as pastas privadas dão ao utilizador a possibilidade de proteger com uma password todos conteúdos que quer manter fora do alcance de outras pessoas.

Clique nas imagens para mais detalhes

Além das pastas privadas, a empresa deu a conhecer que a disponibilidade do serviço de VPN da Google One da será expandida a 10 novos países, passando a incluir Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Irlanda, Holanda, Noruega, Suécia e Suíça.

De acordo com a Google, a funcionalidade Security Hub, que fez a sua “estreia” nos recém-lançados smartphones Pixel 6, chegará também a todo o ecossistema Android.

Google | Security Hub
créditos: Google
Google Pixel 6 e Pixel 6 Pro chegam ao mercado no dia 28 de outubro a partir de 599 dólares
Google Pixel 6 e Pixel 6 Pro chegam ao mercado no dia 28 de outubro a partir de 599 dólares
Ver artigo

Recorde-se que, no que toca a segurança e privacidade, a Google introduziu também nos smartphones Pixel 6 uma funcionalidade que dá acesso a um dashboard com dados acerca do “comportamento” das aplicações, demonstrando também um sinal no canto superior direito do ecrã que se acende sempre que uma app acede à câmara fotográfica ou microfone.

No Privacy Dashboard os utilizadores vão saber rapidamente quais as apps que acederam à câmara, ao microfone ou à localização nas últimas 24 horas, incluindo um sistema que previne phishing, sejam chamadas ou mensagens, analisando aquelas que parecem mais suspeitas.