Todas as semanas a equipa do TeK reserva uma parte significativa do seu tempo para procurar e testar aplicações que possa ser úteis aos seus leitores. O foco está colocado nas novidades, mas não só, e ás vezes vamos ao baú para encontrar propostas interessantes.

Desta vez temos muitas coisas novas para ajudar a aumentar a sua produtividade mas também o tempo de lazer. E os jogos não faltam.

Siga pelas próximas páginas e veja todas as aplicações que experimentámos para si. Vai ver que entre as sugestões encontra pelo menos uma que será útil.

 

Batalhas e trocas. Funcionalidades mais pedidas de Pokémon GO estão “quase” a chegar

Ainda se lembra do Pokémon Go? A Niantic quer recuperar o interesse pelo jogo e John Hanke, CEO da empresa, confirmou que as duas funcionalidades mais pedidas estão quase a chegar. Só não estão ainda na aplicação por causa dos problemas iniciais.


O Pokémon GO apanhou o mundo de surpresa. Foi uma das grandes novidades de 2016 e milhões de jogadores em todo o mundo experimentaram o fenómeno de realidade aumentada, fazendo com que o jogo estivesse nos tops das mais descarregadas do ano. Já não tem tanta popularidade quanto antes, mas continua a ser uma das aplicações de maior sucesso dos últimos tempos.

Numa entrevista ao Waypoint, John Hanke, CEO da Niantic, a empresa que produziu o jogo, discutiu o futuro do jogo.

Ultimamente, a aplicação só tem lançado as promoções, como a de Dia dos Namorados, onde os jogadores (ou “treinadores”) têm mais probabilidade de encontrar Pokémon cor-de-rosa, como a Chansey ou a Jigglypuff, e ter “candies” extra, e lançou alguns dos Pokémon de segunda geração. Mas a grande atualização ainda está por chegar.

Duas das funcionalidades mais pedidas estão as batalhas entre jogadores e a troca de Pokémon. Hanke confirma: ambas vão chegar “em breve”. O CEO explica que, na verdade, as funcionalidades já podiam ter sido lançadas, mas que os constrangimentos iniciais, como as falhas de servidores, foram atrasando o lançamento daquilo que todos os utilizadores querem.

Hanke explica que a equipa esteve mais focada em corrigir os bugs e a melhorar os servidores para depois lançar estas novas funcionalidades. Mas o que o CEO da Niantic quer verdadeiramente são os eventos.

“O meu coração está mesmo com os eventos e isso é algo que quero que resolvemos em 2017”, afirma John Hanke, acrescentando que “é complicado, no entanto, fazê-lo à escala que o Pokémon GO exige. Mas, para mim, isso seria a melhor demonstração da visão desta empresa, que é todos a jogar em conjunto, fora de portas, com outras pessoas”.

O Pokémon Go está disponível gratuitamente para as plataformas Android e iOS.


Siga para a próxima página e veja a próxima aplicação

Notable traz anotações e desenhos para ecrãs Android

A BlackBerry lançou uma nova aplicação para Android. Permite captar conteúdos num ecrã, marcá-los e partilhá-los com terceiros. 


A ferramenta pode ser especialmente útil para tirar anotações de apresentações, em contexto de trabalho, mas também pode ser útil para propósitos mais lúdicos, como fazer comentários em fotos ou partilhar informação em mapas, para ajudar um amigo a chegar mais rápido ao local combinado para tomar um café, por exemplo.

Nos ecrãs capturados a partir da Notable é possível fazer anotações de texto, desenho livre ou adicionar autocolantes e partilhar com os contactos através de diferentes opções.

A captura de ecrã pode ser acionada com um toque numa tecla, para em seguida usar as ferramentas disponíveis para fazer sobressair algum conteúdo, complementar a informação que aí está, anotar correções ou alterações a fazer.
    
Uma nota importante é o facto de, nesta fase, a aplicação estar apenas disponível para sistemas Android integrados em equipamentos da marca canadiana. A fabricante já garantiu, no entanto, que vai torná-la compatível com outros equipamentos. 

 

Siga para a próxima página e veja a próxima aplicação

 

Laugh.ly: gargalhadas instantâneas em forma de aplicação móvel

A Laugh.ly é uma plataforma de streaming dedicada à comédia que reúne e disponibiliza conteúdos de mais de 700 humoristas internacionais.


Disponível para Android e iOS, a Laugh.ly é uma aplicação móvel que chega para lhe provocar umas boas gargalhadas. 

Mais do que um serviço de streaming, esta app é um autêntico depósito de comédia que se apresenta para funcionar um pouco como o "Netflix do humor". O programa foi lançado recentemente nas lojas de aplicações e conta com um catálogo de trabalhos de mais de 700 humoristas de todo o mundo que podem ser ouvidos e visualizados diretamente nesta plataforma.

A Laugh.ly é uma aplicação gratuita, oferece sete dias de acesso gratuito ao seu serviço, mas que custa 4,39 euros mensais após este período.

Aziz Ansari, Kevin Hart, Louis C.K. e Robin Williams são apenas alguns dos nomes presentes. E se não souber por quem começar, a app dá uma ajudinha porque, tal como no Spotify, está tudo organizado por categoria e playlist.

Siga para a próxima página e veja a próxima aplicação

Viaje pelo sistema solar com uma experiência 3D e de realidade aumentada na palma da mão

Existem diversas aplicações que trazem para dentro dos smartphones e tablets a visualização do espaço e das imagens partilhadas pelas agências espaciais. A Amazing Space Journey também a coloca (verdadeiramente) na palma da mão.


A aplicação da Digital Expression sugere a descoberta do sistema solar e dos planetas, a exploração do Sol e a observação das órbitas, sendo focada sobretudo no sector educativo.

Mas para além da interatividade e das imagens do espaço e dos planetas, a Amazing Space Journey - 3D Solar System adiciona funcionalidades de 3D e realidade aumentada, colocando os atros literalmente na palma da mão, sobre a secretária ou no chão, com a ajuda de cartões que pode imprimir no site.

 

A experiência é limitada e a app tem alguns erros, mas pode ser uma forma diferente de mostrar aos mais novos alguns dos mistérios do espaço.

A app Amazing Space Journey - 3D Solar System é gratuita e pode ser descarregada para smartphones e tablets iOS ou Android.

Siga para a próxima página e veja a próxima aplicação

Um dos mais populares clientes de email para iOS chegou ao Android

Email by EasilyDo chegou ao sistema operativo da Google. As funcionalidades que tornaram a aplicação um sucesso no iOS estão todas no Android.


Ainda que o Android não tenha tantos constrangimentos com clientes de email quanto o sistema operativo da Apple, o EasilyDo, uma conhecida aplicação de email, considerada uma das melhores, chega só agora ao sistema operativo móvel mais utilizado do mercado.

Se não quer ou está farto de utilizar a app do Gmail, o Email by EasilyDo pode ser uma grande opção. Uma das suas principais mais-valias é a rapidez de pesquisa de emails, superior a muitas outras apps do género.

Desde o seu lançamento original que o EasilyDo permite o suporte a contas de email Yahoo, Outlook, AOL, Gmail e outras contas IMAP. Agora fica disponível gratuitamente para a PlayStore e iOS.

 

Siga para a próxima página e veja a próxima aplicação

Aceite o desafio de criar novos hábitos com a ajuda desta aplicação

Chama-se Streaks e compromete-se a mantê-lo focado nos seus objetivos com notificações e desafios.

Os maus hábitos podem ser difíceis de abandonar, mas há bons hábitos que são ainda mais difíceis de criar. Correr várias vezes por semana é um deles. Comer de forma saudável é outro. E lavar os dentes três vezes por dia é outro ainda. Esta aplicação serve para facilitar a habituação.

Disponível para iOS e watchOS, a Streaks apresenta-se como uma forma alternativa de ajudar utilizadores a criar novos hábitos na sua rotina. Através de notificações diárias, a app compromete-se a lembrá-lo diariamente de que "está na altura" de trabalhar mais um bocadinho para alcançar essa meta, quer seja ela "beber mais água", "passear mais vezes o cão", ou "fazer exercício com mais frequência". Uma vez completa a tarefa, o utilizador terá de o assinalar na app que o vai estimulando a completar sequências de vários dias.

O interface é personalizável com cores e ícones e permite organizar seis hábitos de uma vez, numa página principal.

A Streaks foi lançada em 2015 e foi selecionada, nesse ano, como uma das melhores aplicações da App Store. Em 2016, o novo aspecto garantiu-lhe um prémio Apple Design.

 

Já decidiu quais as apps que vai instalar no seu smartphone ou tablet? A partir de amanhã há mais sugestões.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.