
Na próxima quinta-feira, 31 de março, o primeiro jogo da Nintendo para smartphones vai ficar disponível em Portugal e em mais países europeus. O relato é feito pela imprensa internacional e marca a chegada de Miitomo aos mercados ocidentais.
O entusiasmo que existe em torno do jogo justifica-se por vários motivos. Em primeiro lugar é a Nintendo a pisar ‘ramos verdes’ no que diz respeito ao lançamento de um jogo para os sistemas operativos móveis.
Depois existe a ideia de que se tiver sucesso nas apostas móveis, a Nintendo pode conseguir um equilíbrio financeiro que lhe permita explorar com mais força o segmento onde tem marcado presença, o das consolas domésticas e portáteis. E pode seduzir um novo segmento de consumidores.
Há ainda mais elementos a considerar: como o facto de há dois anos a tecnológica não equacionar sequer a possibilidade de avançar para os ecossistemas Android e iOS; ou o facto de no mercado doméstico, o Japão, o jogo Miitomo ter subido em pouco tempo aos primeiros lugares do top de downloads.
O jogo consiste numa mistura de reality show digital e de rede social. Se na prática faz lembrar um jogo lançado para a Nintendo 3DS e sobre qual o TeK falou, Tomodochi Life, por outro o jogo Miitomo puxa mais pelas interações sociais dos utilizadores com outras personagens.
A aplicação permitirá que cada utilizador crie o seu avatar - conhecido como Mii - ou se já tiver um criado das consolas da Nintendo poderá fazer a importação.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
John Travolta em modo robot? Optimus da Tesla mostra como se arrasa na pista de dança -
App do dia
Widgetable dá mais vida ao ecrã do smartphone com widgets partilhados entre amigos ou caras-metades -
Site do dia
50 dias para desbloquear conhecimento em IA com a AI Skills Fest da Microsoft -
How to TEK
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Comentários