A ideia é que o utilizador não tenha de se deslocar à caixa de serviço para fazer o pagamento, nem usar o cartão na própria bomba de combustivel, onde já há terminais de multibanco. O telemóvel é a "ligação" necessária, identificando o consumidor e a viatura, e fazendo a conexão ao pagamento por cartão de crédito ou por MB Way.
A aplicação móvel Prio.go foi disponibilizada esta semana para iOS e Android e é gratuita. Numa primeira fase está disponível em 21 postos da rede Prio mas até final do ano o objetivo é quase triplicar este número.
"A app PRIO.GO marca a entrada da PRIO na era dos Digital Payments, sendo esta uma tendência mundial. A expectativa é que a app PRIO.GO passe a ser um dos principais canais de relação com os seus clientes e, nesse sentido, estão previstos vários desenvolvimentos futuros que continuarão a trazer funcionalidades e vantagens únicas”, refere Miguel Moreira, Head of Digital da Prio.
Depois de descarregarem a aplicação, os utilizadores têm de configurar a conta, introduzir a matricula e o NIF, identificando também o método de pagamento. Para utilizarem a app no abastecimento é necessário ter a geolocalização ativada, identificando o posto da Prio e depois o número da bomba de abastecimento onde o serviço está disponível, o tipo de combustivel e o valor. Isso faz com que a utilização fique "bloqueada" para esse utilizador, que tem apenas de colocar a mangueira no depósito, mantendo o telemóvel dentro do carro (por uma questão de regulação). Só depois de abastecer é feita a cobrança e enviada a fatura por email, no valor do abastecimento.
O histórico dos abastecimentos fica registado e desta forma pode monitorizar as compras feitas com a aplicação.
A app PRIO.GO permite ainda a consulta de informação sobre todos os postos PRIO, de norte a sul do País, sendo possível filtrar a pesquisa por tipo de combustível, disponibilidade de carregadores elétricos ou até mesmo serviços e horários. Adicionalmente, com o sistema GPS integrado é possível planear a viagem do local atual a qualquer um dos postos à escolha.
Miguel Moreira explicou ao SAPO TEK que o desenvolvimento da app foi desafiante e que a tecnologia é toda da Prio com os parceiros Gasodata, que tem a solução e gestão dos postos de estacionamento, a Bliss Applications e a Easypay. Mas "este é o primeiro passo de uma app que vai ter evoluções. Já temos desenvolvimentos previstos", adianta.
"Nos últimos anos a tecnologia dos postos de estacionamento não tem mudado e o nosso desafio é digitalizar e usar a tecnologia para transformar a experiência do utilizador e fazer a evolução do negócio", refere o Head of Digital da Prio.
Algumas destas funcionalidades já estavam disponíveis no site da Prio, facilitando a localização dos postos de abastecimento da marca portuguesa, mas com os telemóveis a empresa consegue dar um salto de qualidade importante e melhor serviço ao utilizador, como destaca Miguel Moreira.
Quanto a expectativas, o Head of Digital da Prio não quer fazer previsões muito precisas por esta ser uma app inovadora, ainda sem experiência de aceitação no mercado, mas refere ao SAPO TEK que a Prio tem mais de 2 milhões de instâncias de abastecimento e que gostaria que 10% pudessem a médio prazo ser feitas com a nova app.
Em Portugal nenhuma app permite o pagamento direto de estacionamento, embora a Via Verde tenha há vários anos uma funcionalidade para fazer o pagamento nos Postos da Galp de forma automática usando o identificador dentro do automóvel.
Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários