Uma compilação de dados da consultora Sensor Tower, assim como da Statista e do StatCounter, demonstra que, entre os meses de janeiro e setembro, a App Store registou receitas na ordem dos 51,8 mil milhões de dólares. Já as da Play Store da Google atingiram os 27,6 mil milhões de dólares.

Os dados demonstram que, durante os nove primeiros meses do ano, o número de downloads feitos através da Play Store alcançou os 81,5 mil milhões. No mesmo período, a App Store contou apenas com 26,5 mil milhões de downloads.

Comparação entre as receitas da App Store e da Play Store em 2020 (Créditos:SafeBettingSites)

Segundo dados da Sensor Tower, no primeiro semestre de 2020, os gastos feitos pelos consumidores na App Store apresentaram um crescimento de 24,7% em comparação com 2019, totalizando 32,8 mil milhões de dólares. Durante o mesmo período, as receitas da Play Store aumentaram 21%, perfazendo 17,3 mil milhões de dólares.

Receitas de apps mobile crescem 32% no terceiro trimestre. TikTok lidera as tabelas
Receitas de apps mobile crescem 32% no terceiro trimestre. TikTok lidera as tabelas
Ver artigo

Passando para o terceiro trimestre de 2020, a App Store viu as suas receitas de apps e subscrições de serviços crescer 31% face a 2019, num valor de 19 mil milhões, enquanto as da  Google Play aumentaram 33,8%, totalizando 10,3 mil milhões de dólares gastos pelos consumidores.

Recorde-se que o TikTok foi a aplicação fora do mundo dos videojogos que mais faturou durante o período em análise, com um aumento de 800% em relação a 2019.  O YouTube surge em segundo com uma subida de 59%, e o Tinder em terceiro com mais 5%. No top 5 surgem ainda a Tencent Video e o Disney+.

No que toca aos videojogos, as receitas das lojas também subiram durante o terceiro trimestre. Do total arrecadado, a App Store somou 12,5 mil milhões de dólares enquanto a Play Store alcançou 8,5 mil milhões. Honor of Kings e PUBG Mobile da Tencent lideram a tabela dos jogos que mais faturaram, com crescimentos de 65% e 28%, respetivamente, em comparação ao período homólogo do ano passado.

Estima-se que os Estados Unidos sejam o país com mais consumidores a fazer downloads e gastos na App Store. Nesse mercado, o iOS apresenta uma quota de 59,71% dos sistemas operativos mobile e o Android conta com uma de 40,09%.

Quotas do mercado de sistemas operativos mobile nos EUA (Créditos: SafeBettingSites)