Durante o terceiro trimestre de 2020, os utilizadores de apps para equipamentos mobile gastaram 29,3 mil milhões de dólares. Ao todo foram instaladas 36,5 mil milhões de aplicações entre as lojas App Store da Apple e a Google Play, segundo um relatório da Sensor Tower. Comparativamente ao período homólogo de 2019 houve um crescimento de 32% nas receitas, dos 22,2 mil milhões gastos nesse período; assim como mais 23,3% de crescimento de instalações de apps, dos 29,6 mil milhões do ano passado. A explicação continua a ser atribuída ao impacto da pandemia da COVID-19 e a necessidade do isolamento dos utilizadores.
Olhando individualmente para cada loja, a App Store viu as suas apps e subscrições de serviços crescer 31%, num valor de 19 mil milhões durante estre terceiro trimestre, face a 2019; enquanto a Google Play aumentou 33,8%, em cerca de 10,3 mil milhões de dólares gastos na loja.
O TikTok, apesar dos problemas que está a ter nos últimos meses nos Estados Unidos, é a aplicação, fora dos videojogos, que mais faturou durante o período. Esta está mais popular que nunca, tendo um crescimento de faturação na casa dos 800% face a 2019. O YouTube surge em segundo com uma subida de 59%, e o Tinder em terceiro com mais 5%. No top 5 surgem ainda a Tencent Video com mais 42% face a 2019 e o Disney+.
Relativamente à categoria de videojogos, este período viu igualmente subir as suas receitas em ambas as lojas em 26,7%, somando 20,9 mil milhões de dólares no mercado global. A App Store somou 12,5 mil milhões de dólares (uma subida de 24%), enquanto que a Google Play arrecadou 8,5 mil milhões (mais 30,8%). Os jogos que mais faturaram continuam praticamente os mesmos da análise anterior: Honor of Kings e PUBG Mobile da Tencent lideram a tabela deste terceiro trimestre, com crescimentos de 65% e 28%, respetivamente, comparativamente ao período homólogo do ano passado.
Em terceiro lugar surge Pokémon GO, que apesar do confinamento, cresceu 33% relativamente a 2019, com os seus utilizadores a gastaram 3,6 mil milhões de dólares durante os quatro anos. O top 5 fecha com Coin Master e Roblox. Ao todo, os cinco jogos mais populares arrecadaram 2,4 mil milhões de dólares neste terceiro trimestre, o equivalente a 12% dos gastos feitos em jogos.
Nos jogos com mais downloads, Among Us lidera a lista, seguindo-se Scribble Rider e My Talking Tom Friends no pódio. Subway Surfer e Free Fire garantem os restantes lugares no top 5.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
A precisar de espaço no telefone? Transforme fotos grandes em ficheiros leves num instante -
Site do dia
Defina objetivos para a semana e siga-os diretamente do calendário da Google -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários