Esta foi uma semana com boas novidades para o mundo Android em português com a disponibilização da assistente do Google, que agora fala português europeu. Só isso dá pano para mangas para quem se quiser entreter a fazer perguntas, e a ter respostas, mas a equipa do SAPO TEK também esteve a testar outras aplicações para smartphone e tablet, em Android e iOS, e traz-lhe um pacotinho de propostas, que vão de jogos a terapias e exercício, e até uma app para controlar o tempo que passa online. Quer experimentar?

Mantenha a autoestima em dia com a Cíngulo

Ter noção daquilo que valemos enquanto pessoas é importante para todos os papéis que representamos na vida, principalmente o de nós próprios. A Cíngulo quer dar uma ajuda nessa “autoconsciencialização”.
A Cíngulo apresenta-se como uma ferramenta de terapia guiada para “ansiedade, stress, autoestima, insegurança, ânimo, foco e muito mais”.

O principal objetivo é ajudar os utilizadores a controlarem pensamentos negativos e a  superarem problemas emocionais, melhorando ao mesmo tempo o conhecimento de si próprios.

Para isso a aplicação propõe, primeiro que tudo, que os utilizadores façam um teste de personalidade, de modo a entenderem os seus pontos fortes e menos fortes e a avaliarem a sua autoestima.

Depois há sessões com áudios, vídeos e propostas de técnicas para melhorar as emoções. Tem igualmente ferramentas que lhe permitem acompanhar a sua evolução.

A Cíngulo é gratuita, mas com versão Premium paga. Está disponível tanto para dispositivos Android como iOS.


Canal público apresenta app renovada RTP Play de acesso a conteúdos do canal

A RTP Play é um reforço do canal público de televisão no espaço digital, tanto no mercado nacional como no internacional.

A RTP apresentou a sua nova aplicação RTP Play, uma plataforma digital de conteúdos em vídeo e áudio de acesso livre. O objetivo é alavancar a presença do canal no espaço digital focando-se tanto no mercado nacional, como também internacional.

A aplicação tem um arquivo com 150.000 conteúdos do canal disponíveis, alguns deles já produzidos em exclusivo e em formato HD nos últimos 15 anos. Estes conteúdos foram organizados por temas e incluem filmes e séries completas. Conte ainda com transmissões em direto em HD, mas também on demand, da RTP Desporto. Inclui ainda 20 canais de rádio.

Em termos de funcionalidades, a RTP destaca a experiência de navegação reformulada, com recomendações editoriais, organização temática e retomar os programas nos pontos onde ficou. A aplicação suporta podcasts, os quais podem ser transferidos para ouvir offline. Os utilizadores podem ainda marcar os programas favoritos na sua lista de preferências para serem acedidos mais rapidamente.

Pode fazer o download gratuito da aplicação em versões iOS e Android.


Harmony é a app que mostra que é possível relaxar enquanto resolve quebra cabeças

Enquanto cria simetrias vai compondo uma sinfonia em que cada peça produz um som de notas de piano. E mesmo que não tenha jeito o resultado é harmonioso.

Há jogos que fazem disparar a adrenalina e a competitividade, causando mais stress, mas não é o caso do Harmony: Notas Musicais, um jogo do estúdio português Infinity Games que já nos brindou com títulos como o Decipher, o Formas e Conexão. No Harmony: Notas Musicais a ligação entre a lógica e a música é aprofundada e cria um ambiente relaxante, de harmonia, que transforma o jogo num momento de relaxamento.

Em cada nível terá de juntar peças que têm associado um som musical de notas de piano, o que faz com que vá construindo uma sinfonia ao longo de 24 mundos e mais de 1.000 níveis. Deixe a música fluir e explore a lógica e simetria, sem stress. Se usar auriculares ou headphones aproveita ainda melhor a música.

À medida que vai reproduzindo os padrões percebe que não só tocar os quadrados certos, como fazê-lo num determinado ritmo, garante uma melodia mais harmoniosa.

O jogo está disponível para iPhone e iPad na App Store e para equipamentos Android na Google Play e é gratuito, mas tem compras in app.


Explore os confins do universo e construa um império espacial em Second Galaxy

No título da Zlong Game, o jogador descobrirá rapidamente que as galáxias contêm, além de planetas e estrelas, algumas surpresas misteriosas.

Se é fã da combinação entre ficção científica e MMORPGs, uma das mais recentes apostas da produtora de videojogos chinesa Zlong Game poderá despertar-lhe o interesse. A empresa lançou em setembro deste ano o título Second Galaxy, após uma fase beta que contou com um milhão de pré-registos.

No título, o jogador é transportado para o ano de 5019, numa realidade alternativa, onde as civilizações humanas decidiram formar o seu próprio império interestelar chamado “Second Galaxy” de forma a poder colonizar a totalidade do universo. Aí, cinco regimes diferentes governam as quase 5.000 galáxias existentes, sendo que, à medida que avança no jogo, o utilizador terá de criar alianças com cada um deles.

Ao explorar o jogo, o utilizador descobrirá rapidamente que as galáxias contêm, além de planetas e estrelas, algumas surpresas misteriosas. Mantendo-se fiel ao seu género, Second Galaxy apresenta um mundo aberto, no qual os jogadores podem conhecer e fazer trocas com outros utilizadores, mas também encarnar o papel que considerarem mais adequado às suas competências ou ao seu interesse.

O título da Zlong Game destaca-se também pelo seu nível de personalização, contando com 150 classes de naves espaciais de diferentes tipos, mais de 1.000 tipos de equipamento, assim como 5.000 upgrades. O jogo está disponível gratuitamente para Android, na Play Store, e para iOS, na App Store.


Quer estar mais tempo off? Uma app para Android e iOS dá uma ajuda

Para conseguir ser mais produtivo ou dormir mais, por exemplo, a aplicação pode restringir acessos e esconder notificações, sempre de uma forma personalizada pelo próprio utilizador.

Estar desligado é atualmente um desafio, numa altura em que os dispositivos eletrónicos são usados tanto para a vida pessoal como a profissional. A pensar nesta realidade, a app OffTime dá uma mãozinha aos "viciados", possibilitando a personalização de como a app o ajuda.

Para isso, a aplicação vai-lhe perguntar o seu nome e a razão pela qual decidiu instalar a app. Para o ajudar da melhor forma, terá de escolher os motivos pelos quais considera importante desligar. Desconectar, aumentar o foco no trabalho e aumentar as horas de sono são algumas das opções.

Depois dessa escolha feita, e consoante os seus objetivos, pode por exemplo, esconder notificações, bloquear mensagens e chamadas, assim como restringir o acesso a diferentes aplicações que considere intrusivas no seu bem-estar quotidiano.

A app é gratuita e está disponível para Android e iOS.


Sem tempo para ir ao ginásio? Pode sempre treinar 2 minutos em casa (e não mais de 15)

Se ainda não tinha ouvido falar do Q48 hoje é o dia, e na forma de app oficial. O método “Queima de 48 Horas” para treinar sem nenhum equipamento já anda por aí há algum tempo e tem ganho popularidade.

O Queima de 48 Horas foi criado por Vinícius Possebon e consiste num conjunto de exercícios diários, que pode fazer facilmente em casa (ou no exterior), já que não necessita de nenhum tipo de equipamento.

Do género HIIT (High Intensity Interval Training), os exercícios são mostrados em vídeos exemplificativos e duram de entre dois a 15 minutos no máximo.

A Q48 Oficial está disponível para Android e iOS. Tem acesso gratuito, mas fique desde já a saber que muitas das opções que podem ser mais  interessantes são pagas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.